Saúde

Saúde alerta para infestação de focos de dengue em cidade no Sul

Foto: Reprodução RBS TV

Foto: Reprodução RBS TV

O município Passo de Torres, já é considerado pela Vigilância Sanitária como infestado por focos de dengue. Na cidade com cerca de 7 mil habitantes, foram encontrados 15 focos de criadouros do mosquitos. Conforme reportagem do site G1 SC, a preocupação dos agentes de saúde é que 30% das residências são de veraneio, sendo impossível verificar todos os potenciais locais de risco. Nenhum caso de dengue foi registrado, no entanto.

"Nós ficamos preocupados que uma dessas casas possa ser o foco e nós não estamos conseguindo eliminar", disse o agente da Vigilância Sanitária Cláudio José Daitz. O órgão instalou 35 armadilhas na cidade para verificar a presença da larva do Aedes aegypti. São pneus com água fechados, que semanalmente são vistoriados para ver o potencial da região. Cada vez que larvas são detectadas nos pneus, mais casas são vistoriadas no bairro.

A Secretaria Estadual de Saúde da regional de Araranguá, também Sul do estado, em parceria com a Prefeitura de Passo de Torres, afirma que realiza ações para controlar a infestação do mosquito. O órgão trabalha na capacitação das agentes comunitários de Saúde e professores da rede pública de ensino para instrução, combate e prevenção ao mosquito. O município também realiza um processo de contratação de agente de endemias.

Segundo a bióloga da Secretaria Estadual de Saúde, Sabrina Cardozo, o lixo é um dos lugares preferenciais para a colocação de ovos. "É um deposito preferencial para as fêmeas colocarem seus ovos. A gente chega em muitos imóveis e vê que tem muito lixo. Uma tampinha de refrigerante já é suficiente para ser um criadouro", alega.

Notícias Relacionadas

Carro argentino, ocupado por cinco pessoas, capota na BR-101

Duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Jaguaruna pelo Corpo de Bombeiros

Dom Jacinto celebra aniversário com a comunidade

Durante sua homilia, o Bispo fez ênfase à mensagem sublinhada pelo Evangelho de que, apesar das preocupações do ser humano, seu refúgio se encontra em Deus.

Vinde e Vede reúne cerca de mil jovens da região em Criciúma

Eclipse solar é observado em cidades de SC