Saúde

Saúde disponibiliza mamografias para mulheres entre 40 a 49 anos

Serão 2,4 mil exames por ano viabilizados com recursos do município

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No entendimento de que o exame de mamografia para mulheres dos 40 a 49 anos é importante à detecção precoce do câncer de mamas (segundo tipo mais frequente e comum no mundo entre as mulheres), a Secretaria Municipal de Içara continua realizando-o como estratégia diferenciada de rastreamento. Mas a mamografia bianual somente será oferecida em conjunto com o exame preventivo do câncer de colo uterino.

Até o ano passado este exame era oferecido pelo Ministério da Saúde, mas foi desconsiderado como ferramenta fundamental na detecção do câncer devido à baixa incidência de detecção na faixa etária preconizada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes as Silva (INCA). “Entendemos que a mamografia deve continuar sendo utilizada como estratégia diferenciada de rastreamento também para as mulheres com 40 aos 49 anos. Ela é estipulada conforme as mesmas diretrizes do rastreamento para a faixa de 50 a 69 anos: mamografia bianual”, explica o secretário de Saúde Lauro Nogueira.

Os custos do exame são viabilizados com recursos do Governo de Içara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Por mês serão disponibilizadas 200 mamografias, um total de 2,4 mil ao ano. Içara possui mais de 3,7 mil mulheres entre a faixa-etária de 40 a 49 anos cadastradas no Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab).

Procedimentos

A Mamografia bianual (a cada dois anos) é somente fornecida para mulheres que estão em sua idade par, ou seja, 40-42-44-46-48 anos, e é solicitada em conjunto com o ECM no momento de consulta de enfermagem para preventivo do câncer de colo uterino, realizada pelo enfermeiro da Unidade.  São de responsabilidade deste profissional, juntamente com o profissional médico de cada unidade de saúde do Município, a solicitação e a leitura do diagnóstico, com posteriores acompanhamentos, e resultados devidamente anotados no prontuário da Paciente.

Conforme a coordenadora do Centro de Atenção à saúde da Mulher (Casmi), Maristela Paz Meinert, as mulheres que realizarem seu preventivo do câncer de colo uterino, na Rede Feminina de Combate ao Câncer, devem solicitar o comprovante de realização do preventivo e ECM, e levar em sua unidade de saúde de origem para uma consulta de enfermagem para solicitar mamografia de rastreamento conforme o protocolo.

As mamografias de rastreamento para esta faixa etária devem ser preenchidas em requisição própria, para a solicitação das mesmas. Após este procedimento devem ser encaminhadas ao CASMI para autorização e retornam a unidade de origem para a mulher realizar o agendamento.

Dados do INCA

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes as Silva, o câncer de Mama é o segundo tipo mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Colaboração: Francis Leny