Segurança

SC conta com a 3ª Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas no país

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Santa Catarina conta com a Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas (DPPD). Esta é a 3ª unidade de desaparecidos da Polícia Civil no país.  A estrutura atende todo o Estado na localização de pessoas e está direcionada à possível identificação de cadáveres, para evitar o sepultamento de indigentes.

O primeiro atendimento é feito na delegacia local, ou seja, na cidade onde a pessoa desapareceu. “No momento que a pessoa registra a ocorrência na cidade mais próxima do acontecido, na mesma hora somos informados e tomamos as devidas providências”, explicou o delegado titular da Delegacia, Wanderley Redondo.

De acordo com o delegado Wanderley Redondo, desde 2002  foram registrados em Santa Catarina, 18 mil desaparecimentos. Destes, cerca de 90% retornaram aos seus lares, só que muitos desses casos não fizeram um novo Boletim de Ocorrência registrando o reaparecimento da pessoa.

Desta forma, para amenizar o número de ocorrências em aberto sobre desaparecimentos, a unidade especializada fará a gestão de um mecanismo de alerta, que seria implantado no atual sistema de informações usado pela Polícia Civil de Santa Catarina, o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), e acessível a todos os policiais. “Assim, toda vez que uma pessoa que possua registro de desaparecimento for identificada numa unidade policial, o sistema emitirá um alerta para o policial civil, para que o registro de reaparecimento seja feito”, informou Redondo.

A Delegacia de Desaparecidos funciona em São José, na Grande Florianópolis, no mesmo prédio que está a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso. O endereço é Rua Adhemar da Silva, 1135 – bairro Kobrasol. O  telefone de contato é o (48) 3665-5595.

Colaboração: Secom Governo do Estado