Geral

Sebrae/SC promove a 10ª edição da Semana do Microempreendedor Individual

Programação ocorre de segunda-feira (14) até sábado (19) e contempla uma série de cursos e consultorias gratuitos.

Foto: Divulgação / Sebrae/SC CRSul

Nesta semana, o Sebrae/SC realiza a 10ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). A programação ocorre em diversas cidades de Santa Catarina, de segunda-feira (14) até sábado (19) e é voltada aos microempreendedores individuais formalizados e aos trabalhadores que pretendem formalizar seus negócios.

No extremo Sul do estado, a Semana do MEI contempla uma série de cursos gratuitos e consultorias personalizadas com foco na orientação do microempreendedor individual para estimular vendas. De acordo com o analista do Sebrae/SC em Criciúma, João Alexandre Guze, as orientações serão feitas no ponto de atendimento do Sebrae/SC, em Criciúma, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas.

Já os cursos serão realizados no ponto de atendimento e em espaços nos municípios de Cocal do Sul, Içara, Araranguá, Praia Grande, Turvo e Forquilhinha, sempre das 19h às 23 horas (confira a programação de cursos locais abaixo).

A programação completa também pode ser acessada pelo site www.sebrae.com.br/semanadomei e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800.

Segunda-feira, no Salão Paroquial de Cocal do Sul: SEI Controlar Meu Dinheiro

Segunda-feira, no auditório da Cooperaliança, em Içara: SEI Controlar Meu Dinheiro

Terça-feira, no auditório do Sebrae, em Criciúma: SEI Controlar Meu Dinheiro

Terça-feira, no auditório da Aciva, em Araranguá: SEI Controlar Meu Dinheiro

Quarta-feira, no auditório da CDL, em Praia Grande: SEI Controlar Meu Dinheiro

Quarta-feira, no auditório da CDL, em Turvo: SEI Vender

Quarta-feira, no auditório do Sebrae, em Criciúma: SEI Formar Preço

Quinta-feira, no salão comunitário do bairro Santa Luzia, em Criciúma: SEI Vender

Quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Forquilhinha: SEI Controlar Meu Dinheiro

Foto: Divulgação / Sebrae/SC CRSul

“O Sebrae está completando 10 anos de Semana do MEI e isso mostra a importância e a força desse serviço. Seja do segmento de comércio, indústria ou serviço, o microempreendedor pode solicitar ajuda com algum problema ou, quem estiver interessado em abrir um pequeno negócio, pode vir tirar dúvidas. É tudo de forma gratuita”, reforça o coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa. Neste ano, toda a programação no Sul do estado conta com a parceria da Credisol, OSCIP de microcrédito da região.

Problemas com vendas

O tema vendas foi escolhido para esta 10ª edição porque a última pesquisa do perfil do MEI apontou que 31% dos empreendedores assinalam a dificuldade de conquistar clientes como principal problema enfrentado e 25% dos que fecharam o negócio relataram que não tinham lucro. Atualmente, Santa Catarina possui mais de 270 mil microempreendedores individuais formalizados. O número é bastante significativo para a economia do Estado, já que representa cerca de 50% do total das empresas catarinenses.

Um estudo do Sebrae mostrou que o Estado foi o que mais registrou aumento no número de microempreendedores individuais entre os anos de 2013 e 2016, chegando a 94,8% no acumulado dos anos. “Esse número se deve muito ao espírito empreendedor do catarinense e também ao período de crise que o país enfrentou nos últimos anos. Muita gente viu no empreendedorismo a saída para enfrentar o desemprego e garantir renda”, comenta o coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae/SC, Diego Wander Demétrio.

A pesquisa do perfil do MEI também mostra que 75,21% dos MEIs formalizados em Santa Catarina não possuem outra fonte de renda e 26,38% deles optou por formalizar a empresa para ter acesso aos benefícios do INSS. Dessa forma, além da programação de palestras e oficinas durante a Semana, o microempreendedor individual terá a oportunidade de fazer a declaração anual do MEI com todo o apoio da equipe do Sebrae/SC.

Foto: Divulgação / Sebrae/SC CRSul

“Todos os anos, além da declaração de rendimentos de pessoa física, que deverá ser entregue caso a renda alcance os valores determinados, os microempreendedores individuais têm uma obrigação extra que é fazer a declaração anual simplificada – DASN-SIMEI. Essa declaração deve ser enviada até o dia 31 de maio e a equipe do Sebrae/SC estará à disposição para dar todo o apoio aos empresários no envio desse documento”, explica Diego.

Ainda durante a semana, uma equipe do Sebrae/SC auxiliará na formalização de novos microempreendedores individuais e apoiará os MEIs para verificarem suas pendências e regularizarem sua situação fiscal, já que a inadimplência ou falta de entrega de declaração poderá resultar no cancelamento do registro de MEI.

Webinar

Uma das atrações da Semana do MEI é a realização do Webinar, seminário online gratuito com o tema “Como impulsionar o crescimento da sua empresa”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Realizada a inscrição, o participante receberá um e-mail com o link para assistir ao seminário.

De acordo com Diego, toda empresa deseja crescer, mas nem toda empresa sabe como tornar isso uma realidade. “Nem sempre o desafio é falta de recursos, limitação de investimentos ou mercado desfavorável. O que vamos abordar é que muitas empresas querem crescer, mas não possuem uma estratégia para isso. Por isso, o objetivo deste webinar é ajudar o empresário a sair da estagnação e acelerar o crescimento da sua empresa, de forma prática e eficaz”, finaliza Diego.

Colaboração: Comunicação Sebrae/SC CRSul

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Cidade Mineira celebra Nossa Senhora de Fátima

Programação da festividade terá duração de uma semana.

Comissão organizadora discute medidas de segurança para a Agromel, em Içara

Criciúma oferece cursos gratuitos de capacitação para quem deseja ingressar no mercado de trabalho

Por meio de parceria com o Instituto Mix, são ofertadas 2 mil bolsas de estudo para quatro cursos voltados ao empreendedorismo e cuidados com a Covid-19.