Geral

Secretaria da Agricultura: benefícios para população e desenvolvimento para Orleans

A Agricultura é a grande responsável pela economia de Orleans, chegando ao índice de 30%. Buscando o constante desenvolvimento do município e seguindo a meta de tornar a agricultura familiar economicamente sustentável, o Governo Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura, promove ações que visam apoiar e incentivar a atividade.

Em breve, o homem do campo contará com uma importante ferramenta para o aprimoramento da atividade agrícola, conforme o proposto no projeto “Nossa Terra”. O sistema de telefonia fixa e internet rural está próximo de ser implantado no município. Os pontos de instalação das antenas já estão sendo analisados e a entrega da ordem de serviço para execução dos serviços acontecerá nos próximos dias.

No último mês, a Secretaria ainda entregou 23 kits de inseminação artificial para os núcleos de produtores de leite do município. A iniciativa é mais uma ação do programa de melhoramento genético de rebanhos. No mês de maio também foi realizada a recarga de nitrogênio dos botijões de sêmen para a atividade.

Outra importante ação é o programa de melhoramento de pastagem, que tem o objetivo de qualidade da pastagem de inverno, garantindo a produtividade dos animais no período de inverno e, consequentemente, a produção municipal. Neste ano, a Secretaria distribuiu 750 sacas de sementes – 450 de azevém e 300 de aveia preta – para 150 produtores do município, totalizando um investimento de 60 mil e um crescimento de quase 10% em relação ao investimento realizado no ano anterior.

O secretário da Agricultura de Orleans, Edésio Marchioro, comemora o fato de o programa ser uma iniciativa inédita na região.  “Esta ação faz com que o Governo Municipal fortaleça ainda mais a atividade. Atendendo esses 150 produtores, conseguimos melhorar até 1.300 ha de pastagem com a sobre-semeadura das sementes”, aponta Marchioro.

O combate ao mosquito borrachudo também foi intensificado neste ano. A Secretaria da Agricultura entregou gratuitamente aos líderes responsáveis das comunidades cadastradas o larvicida Biológico BTI para ser aplicado em pontos estratégicos. A equipe da pasta também forneceu aos agricultores todas as informações necessárias para o manuseio do produto e medidas para prevenir a proliferação do inseto. Além das sobras do ano passado, foram adquiridos mais 1.000 litros para as aplicações.

A XIV  Festa do Agricultor e Motorista, que acontece de 25 a 27 de julho, na comunidade de Boa Vista, conta com apoio do Governo Municipal. Além do auxílio no preparo da infraestrutura para a festa, a equipe de governo conseguiu a liberação de um recurso no valor de R$ 50 mil da Secretaria de Estado da Agricultura. A 9º edição da Festa dos Tropeiros, realizada no mês de junho em Três Barras, também recebeu total apoio da Secretaria. 

"Nossa equipe não mede esforços para honrar a responsabilidade que é comandar essa pasta, que exige um trabalho ágil e competente. Atendemos dezenas de pessoas diariamente e buscamos dar todo o suporte necessário para o desenvolvimento dos trabalhos do setor agrícola", afirma o secretário. "Trabalhamos para todos. Aqui não há bandeira partidária", finaliza.

Reativação do Conselho de Desenvolvimento Rural 

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR foi reativado no inicio da atual gestão, trazendo ainda mais transparência, credibilidade e competência para as ações da Secretaria da Agricultura. Todas as atividades desenvolvidas pela pasta e pela EPAGRI são apresentadas, debatidas e apreciadas pelo Conselho. Ele é composto – por meio de um representante e um suplente – por todas as comunidades do interior, entidades bancárias, instituição de ensino e fundações municipais ligadas à agricultura.

Orleans também conta com mais um sindicato rural. O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SINTRA entrou em funcionamento há um mês e já conta com número significativo de associados. A organização busca fortalecer ainda mais o setor agrícola no município, além de assessorar o agricultor no acesso aos programas ofertados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

Colaboração: Stéphanie Piava Pizzolatti/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Orleans

[soliloquy id=”74765″]