Geral

Secretaria de Agricultura desenvolve ações de assistência ao agricultor

A secretaria de Agricultura de Orleans trabalha no desenvolvimento de diversos projetos de assistência ao agricultor e que fortalecem ainda mais o setor, que é o grande responsável pela economia do município. Ao longo de 2013, inúmeras ações foram realizadas e a equipe da pasta já planeja iniciativas inovadoras para o próximo ano.

“Este foi um ano de muito trabalho e já podemos observar os resultados positivos”, afirma o secretário Edésio Marchioro. Ele ainda destaca que o trabalho de assistência oferecido aos agricultores é realizado de forma ampla e contínua. “Em parceria com outras secretarias oferecemos assistência completa. Por meio do projeto Porteira Aberta, por exemplo, melhoramos as estradas e os acessos das propriedades para escoamento da produção e auxiliamos em serviços necessários nos locais de produção como a abertura de silos e preparação do solo para construção de galpões para vacas de leite. Além disso, promovemos diversos cursos de capacitação para os nossos agricultores”, detalha Marchioro.

Outra importante ação foi a ampliação do Programa de Combate ao Borrachudo, que atendeu quase 100% das comunidades interioranas. “Adquirimos mil litros do bioinsieticida BTI para aplicação nas comunidades em que constatamos que a situação estava crítica. A estimativa é de que essa quantidade seja suficiente para mais três aplicações. Foram investidos R$ 75 mil nesta ação, sendo que ainda realizamos reuniões e treinamentos com os agricultores para que o BTI fosse utilizado de forma correta”, explica o secretário da pasta.

A confirmação da implantação do sistema de internet rural e telefonia fixa é também mais uma grande conquista para Orleans. Serão instaladas seis antenas, abrangendo toda a extensão rural do município. “Como sonhamos no projeto Nossa Terra do plano de governo da atual gestão, levaremos progresso para o meio rural ao oportunizar o acesso a este importante canal de informação e comunicação. É uma ferramenta indispensável para os nossos produtores, que merecem serem valorizados”, comemora Marchioro.

O comandante da pasta ainda garante que 2014 será um ano promissor com a implantação de novos projetos. “Nossa equipe está desenvolvendo um plano inovador para o próximo ano. Com muito trabalho e buscando parcerias vamos melhorar ainda mais a Agricultura de Orleans. São muitos os desafios, mas nossa força de vontade é muito maior”, conclui o secretário.

Demais projetos da Secretaria de Agricultura

· Emissão Nota Fiscal de produtor Rural

– Emissão de notas em período Integral. Os documentos são gerados sem custo aos agricultores. Atendimento, digitação e prestação de contas ao Sistema de Administração tributário, sendo que são cerca de 3.000 notas emitidas mensalmente;

· Instituição do Programa Municipal de Apoio e Incentivo a Agroindústrias – PMAI

– Atender os empreendedores rurais e urbanos, pessoas físicas ou jurídicas, estabelecidas em Orleans.

· Fortalecimento e melhorias na FEIRARTE – Feira Livre Municipal

– Reuniões Periódicas;

– Distribuição de 7 novas mesas para feirantes;

– Criação de 3 vagas de estacionamento rotativo exclusivo para clientes;

–  Feirarte no Centenário: Montagem de estandes para divulgação e degustação de produtos locais. Fortalecimento e visibilidade para a Feira da Agricultura Familiar na Arena do Centenário;

· Programa de Melhoramento de Pastagens para gado leiteiro – Distribuição de sementes de Aveia e Azevén

– Abrangeu cerca de 140 propriedades do município, melhorando até 1.300 ha de pastagem com a sobre-semeadura das sementes de forragens de Inverno. O Investimento foi de 42.000,00 R$ no projeto, com a doação de 650 sacas de sementes.

· Reestruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR)

– Secretaria de Agricultura e EPAGRI buscaram o apoio e opinião dos agricultores nas decisões tomadas;

– Criação do estatuto CMDR atualizado e eleição da Diretoria.

· PAA – Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB

– Comercialização direta dos produtos de agricultores familiares promovendo agregação de valor à produção;

– Doação de Produtos para escolas e entidades municipais, como a APAE e a Fundação Hospitalar Santa Otília – FHSO;

– Cerca de famílias 40 famílias rurais beneficiadas.

· Reativação de hortas terapêuticas no município

– Acompanhamento das atividades e incentivo com a doação de insumos e prestação de assistência técnica;

– Horta Fundação Hospitalar Santa Otília – FHSO e Horta Terapêutica do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS.

· Hortas Escolares

– Assistência e doação de materiais para horta, incentivando a produção orgânica e alimentação saudável.

· Incentivo e acompanhamento na formação de Cooperativa Leiteira para fortalecer nossos produtores

– Fundação da primeira Cooperativa Leiteira do Município, que já conta com cerca de 35 sócios e produção diária de 6.000 litros de leite;

– Saída a campo e Visitas a Cooperativas em Canoinhas, Major Vieira e Porto União.

· Parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco

 – Curso de Piscicultura para Agricultura Familiar ;

 – Curso de Cooperativismo para agricultores municipais.

· Assistências Técnica a agricultores prestados por Engenheiro Agrônomo

· Assessoria, Dia de Campo, Capacitação, Reuniões e Saídas de Campo

Colaboração: Stéphanie Piava Pizzolatti/Imprensa PMO

[soliloquy id=”50680″]