Geral

Secretaria de Assistência Social de Criciúma participa de seminário estadual esta semana

Dois trabalhos realizados no CRAS foram selecionados para representar o município em seminário que acontece entre os dias 14 e 16, em Chapecó

Apresentando trabalhos realizados na gestão e servindo de modelo para o restante do estado, a Secretaria de Assistência Social participa do V Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social, realizado em Chapecó. O encontro, organizado pela Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), ocorre de 14 a 16 de maio e tem como objetivo reunir os profissionais da área de Santa Catarina, apresentando mudanças no setor de política social e abrindo debates de novas ofertas de serviços.

De acordo com o coordenador de projetos da secretaria, Ismael Córdova, o município de Criciúma será representado através de dois trabalhos realizados pela secretaria no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Entre os projetos está o “Sarau Cultural: Movo-me pelo que sinto”, que será apresentado oralmente por Córdova e também o Festival de Curta Metragem, que ficará exposto em um pôster durante o seminário.

A confirmação da participação saiu no dia 5 deste mês, tendo Criciúma entre os nove municípios selecionados para compartilhar suas experiências. A seleção foi feita com o intuito de escolher uma cidade em cada uma das seis mesorregiões do estado: Sul, Norte, Oeste, Serrana, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Segundo a assessora administrativa do EGEM, Maria Luiza Bruciapaglia, o critério para a seleção dos municípios foi determinado por uma comissão de avaliadores.

Conforme dados do EGEM, o seminário do ano passado recebeu o público de aproximadamente 700 participantes. “Praticamente todos os municípios do estado irão participar, pois este é objetivo, mesmo que não esteja entre a lista de selecionados para a apresentação. O seminário reúne o estado todo entre aqueles que se inscreveram até a data limite”, pontua.

De acordo com Córdova, o município estava concorrendo à seleção com outros municípios de destaque estadual como Joinville, Florianópolis e Chapecó. “O seminário é algo muito positivo, pois vamos servir de modelo para os outros, de uma experiência que deu certo. Nossas experiências são únicas no estado e é bom para mostrar a gestão realizada no município”, afirma.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Solange Barp, acredita que esta é uma grande oportunidade para Criciúma mostrar seu trabalho. “Isso é o resultado de um serviço árduo e dedicado voltado para a população e para a cidade, de forma geral. Nossa maneira de atuar vem se modificando e se adaptando ao longo dos tempos para poder atender as pessoas de uma maneira mais ampla e eficiente e esse seminário é a prova de que vem dando certo”, afirma.

Sobre os projetos

Voltado em oferecer cultura aos adolescentes dos CRAS através de apresentações artísticas, o Sarau Cultural é um projeto que continua em ação e em novembro realizará sua terceira edição. Logo no ano de estreia, em 2012, o evento contou com a participação de 596 pessoas, entre crianças, adolescentes e famílias. O Festival de Curta Metragem atualmente não é mais realizado no município, mas foi feito entre todos os CRAS da cidade com o objetivo de produzir um filme, onde os próprios usuários da unidade eram os atores.

Colaboração: Denise Possebon/Diretoria Executiva de Comunicação

[soliloquy id=”66354″]