Geral

Secretaria de Educação inicia programa de capacitação com 1.900 colaboradores

Fotos: Arquivo/Decom

Fotos: Arquivo/Decom

Em busca de um ensino e serviços mais qualificados, a Administração Municipal aproveita o recesso dos educadores e demais profissionais que atuam na rede de ensino para realizar um programa de capacitação com mais de 1.900 colaboradores. Os seminários, palestras e workshops iniciam nesta segunda-feira (28) em várias regiões da cidade. A formação continuada com professores e diretores se estende até quarta-feira (30), com debates e abordagens para todas as áreas voltadas ao ensino na rede pública.

De acordo com a coordenadora da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação, Silvana Alves Bento Marceneiro, o programa terá participação de professores de todas as áreas de 1º a 9º ano, auxiliares de direção, secretaria, profissionais da educação infantil, especial e orientadores educacionais. Realizada por área, a formação sempre conta com a abordagem de um tema e conteúdo específico e visa planejar e avaliar a educação aplicada dentro do sistema municipal.

Para a Secretária Municipal de Educação, Rose Reynaud, a formação continuada tem por objetivo estabelecer e alcançar novas metas e melhorar o desempenho dos profissionais. “A busca por uma educação e ensino de qualidade nunca deve cessar, pois o contexto escolar e educacional está sempre frente a novos dilemas e em constante mutação. Dentro da nossa rede, cursos de capacitação já são parte do cotidiano de nossos profissionais”, afirma Rose.

O primeiro dos cursos ocorre na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a partir das 8h de segunda-feira (28), com o tema “Prática Pedagógica na Educação Infantil”. Além da Unesc, mais encontros serão realizados durante os três dias também em salas do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), do Núcleo de Cooperação Educacional (NCE), no auditório da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e no Salão Ouro Negro, Paço Municipal Marcos Rovaris.

Conforme Silvana, uma nova mobilização para formação continuada será realizada no mês de setembro. Durante os seis primeiros meses de 2014, já ocorreram formação de gestores, professores do atendimento Educacional Especializado (AEE), educadores de letramento e itinerantes, merendeiras e serventes, orientadores educacionais, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic – 1° ao 3° ano do ensino fundamental), entre outros.

Colaboração: Denise Possebon/Diretoria Executiva de Comunicação