Geral

Secretaria de Saúde de Criciúma capacita profissionais para combater tuberculose

Alusivo a semana de combate a tuberculose e com o objetivo de aperfeiçoar a capacidade técnica na atenção básica para a descoberta de novos casos e acompanhamento, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Controle da Tuberculose (PMTC), realizou na tarde desta quarta-feira (25) a capacitação do corpo de enfermagem e agentes de saúde do Centro.

O encontro no Salão Ouro Negro da prefeitura reuniu a segunda turma de profissionais, de um total de cinco, que integram as regiões distritais: Próspera, Centro, Santa Luzia, Rio Maina e Boa Vista. Conforme o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Paulo Hansen, a atualização técnica é um passo essencial para a redução dos índices de incidência e óbito da doença na cidade. “Hoje de 30% a 40% dos casos diagnosticados chega ao nosso conhecimento através do hospital, que é quando a doença já está bem avançada e deveria vir da atenção básica”, observou.

Conforme Hansen, o município apresenta anualmente de 90 a 100 novos casos e o índice de óbito dos diagnosticados é de 6% a 8%. “As unidades estão deixando de observar o “tossidor”. Muitas vezes o paciente vai ao posto em busca de um medicamento por conta de um corte, por exemplo, está tossindo e não é averiguada a tosse”, ressalta. Atualmente são 54 pacientes em tratamento na rede. Cada paciente ativo pode contaminar 15 pessoas.

As primeiras reuniões segundo o coordenador da vigilância epidemiológica tem sido produtivas e estão servindo também para tirar muitas dúvidas tantos dos novos, quanto dos profissionais mais experientes. “Está sendo muito receptivo e com muitos questionamentos, o que é muito bom porque demonstra o comprometimento da equipe para chegarmos as nossas metas”, sublinhou. O próximo encontro será nesta segunda-feira (31), com os profissionais do bairro Santa Luzia, no Centro Comunitário da Santa Luzia.

Colaboração:Fernanda Zampoli/Diretoria Executiva de Comunicação

[soliloquy id=”60457″]