Saúde

Secretaria de Saúde oferece teste rápido de HIV, sífilis e hepatite

O diagnóstico que demorava até 15 dias, a partir de agora, estará disponível em algumas horas

Foto: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans

Foto: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans

Para contribuir com este avanço, as oito unidades de saúde do munícipio precisaram adequar alguns itens em sua estrutura. A Secretaria de Saúde disponibilizou, nesta quinta-feira (13), a cada unidade, um termômetro digital e um frigobar, buscando assegurar a eficácia dos resultados obtidos por meio dos testes, já que estes precisam ser armazenados em temperaturas adequadas ( 2 e 30 graus.).

Os novos equipamentos foram adquiridos com recursos da vigilância em saúde do município e totalizaram um investimento de R$ 4.560.

De acordo com a secretária da saúde Ana Zomer, o município registra aproximadamente 100 testes rápidos por mês. Com a aquisição destes equipamentos, pretende-se aumentar ainda mais o fluxo de atendimentos. E com a diminuição no tempo de espera do resultado, os pacientes, cujo diagnóstico seja positivo, poderão buscar tratamento mais rapidamente.

Há tratamentos eficientes, disponíveis na rede pública de saúde, que garantem qualidade de vida às pessoas que vivem com a enfermidade. "Com a utilização dos testes rápidos, aumenta a capacidade de realizar diagnóstico precoce, o que traz menos prejuízo à saúde do portador da doença. Lembrando também que em nossos ESFs, as pessoas recebem orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e demais patologias” afirma Ana.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alana Patrício Stols Cruzetta, destaca que os testes têm 99% de confiabilidade. “É um exame moderno, capaz de diagnosticar rapidamente o paciente. O teste é feito quando a pessoa manifesta interesse ou quando existe situação de risco. Uma simples picada no dedo do paciente é suficiente para a coleta do material para análise”, avalia a enfermeira.

Nesta sexta-feira (14), ocorrerá a instalação dos equipamentos. No mês de dezembro, a Secretaria de Saúde disponibilizará um curso de reciclagem às enfermeiras, sobre como proceder durante os testes rápidos.

Colaboração: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans