Geral

Sede de triagem de lixo da Associação de Catadores é inaugurada

Catadores de lixo que antes trabalhavam nas ruas, muitas vezes em condições precárias, passam a exercer funções em um local para digno e seguro

Foto: Milena dos Santos

Foto: Milena dos Santos

“Ficamos felizes por recebermos este novo espaço, sem nos preocupar com o frio ou o sol forte. Aqui encontramos mais dignidade para fazer o nosso trabalho e continuar dando um destino correto para os recicláveis que encontramos e para aquelas que os profissionais da prefeitura vêm nos trazer. Existe uma troca, assim como fizemos o bem para a sociedade, evitando que o lixo tenha um destino errado, eles nos fazem bem quando dão destino correto ao lixo”. Com estas palavras, a catadora de lixo Jaqueline Rita Ferreira, descreveu a felicidade dos profissionais que participaram da entrega da nova sede da Associação dos Catadores de Criciúma (Acrica), nesta quarta-feira (28), na presença da Administração Municipal. A entidade passa a estar abrigada na nova sede do Ecoponto, na Rodovia Jorge Lacerda, bairro Sangão, n° 900.

Para o prefeito municipal, Márcio Búrigo, o poder público deve dar oportunidades para que todas as pessoas possam levar suas vidas de forma digna e segura, e todo ofício realizado dentro da legalidade merece respeito. “Escolhemos um espaço maior de forma pensada. A Acrica não possuía um espaço para se abrigar das intempéries climáticas. O material também é recolhido pela prefeitura e entregue a eles para que façam seu trabalho. Temos que olhar por aqueles que precisam da mão do poder público estendida. Quem esta de parabéns é a Acrica, as famílias que fazem parte deste programa”, declarou o prefeito.

Atualmente cerca de 20 famílias de catadores são beneficiadas com a Acrica. Oito pessoas trabalham no local onde é realizada triagem e venda de materiais recicláveis. Foram disponibilizados para os associados estrutura e equipamentos apropriados, como prensa, balança, mesa, água potável e energia elétrica. A Associação funciona entre 8h30 e 17h.

Segundo o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Gelson Hercílio Fernandes, não é apenas a inclusão social que ganha destaque com a atuação da Acrica. Além de gerar renda para estes profissionais que retiram os resíduos sólidos das ruas, a cidade ganha com mais limpeza e organização. “Os profissionais saíram da informalidade e vieram para um local que além de abrigar, dará mais dignidade, renda e emprego. Para conseguir o espaço foi uma luta vencida pela Administração Municipal. Esse trabalho vai ajudar muito com a coleta seletiva de lixo na cidade”, relatou o presidente.

Colaboração: Milena dos Santos