Saúde

Segundo foco de dengue é encontrado em Tubarão

Foto: Daniela Goulart

Foto: Daniela Goulart

Mais um foco de dengue foi registrado em Tubarão. As larvas foram localizadas no bairro Morrotes, próximo ao trevo.

Assim como o primeiro foco, este foi encontrado em uma armadilha, vistoriada semanalmente (a cada sete dias). No suposto recipiente foi constatado duas larvas positivas do Aedes aegypti.

A coleta do material foi realizada na manhã desta terça-feira (21), e o resultado saiu no fim do dia. Até o fim da tarde desta quarta-feira (22), os técnicos realizam trabalho em campo.
De acordo com o coordenador do Programa de Combate a Endemias Hélio de Oliveira, a comunidade precisa ficar atenta com os criadouros que podem ser encontrados na própria casa. “Os quintais devem ser mantidos limpos, objetos propícios ao acúmulo de água devem ser extintos”, afirma Hélio.

“A equipe que atua no Programa de Combate a Endemias está fazendo um ótimo trabalho, tanto este foco quanto o primeiro foram encontrados em armadilhas colocadas em pontos estratégicos”, relata o diretor de Vigilância em Saúde Lucas Zomer Felisbino.

Após a coleta, as larvas são levadas até a 20° regional de Saúde. Depois da análise laboratorial, a responsável pelo setor de análises, Virgínia Cardoso, entra em contato com o setor de Combate a Endemias do município.

No primeiro mês de 2014 o estado já registra 335 focos de Aedes aegypti, sendo dois de Tubarão.

Colaboração: Daniela Goulart/Decom PMT