Saúde

Segundo mutirão de catarata será realizado no HDJ

Cirurgias serão realizadas através do SUS (Sistema Único de Saúde) no Hospital Dom Joaquim de Sombrio.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital Dom Joaquim recebe mensalmente da Prefeitura Municipal de Sombrio o repasse de R$ 80 mil que auxilia a manter os atendimentos do hospital, para que a população possa ser atendida gratuitamente.  Outra parceria importante é da Clínica de Olhos e o Hospital Dom Joaquim, que está realizando pela segunda vez neste ano o mutirão de cirurgias de catarata através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Ao todo serão beneficiadas 25 pessoas que sofrem com a lesão ocular. De acordo com a enfermeira chefe do hospital, Mariele Felipe Dassoler, o primeiro mutirão aconteceu em agosto deste ano, já que a procura pela cirurgia é grande, será realizado o segundo mutirão que está agendado para sexta-feira, 25.

O paciente passa por consulta médica, é avaliado e encaminhado para os exames pré-operatórios. O laudo é entregue para a Secretaria de Saúde que após realizar a análise do paciente, coloca ele na fila de espera do médico que lhe atende.

Para o prefeito em exercício Valmir Daminelli (PPS) ver esses atendimentos funcionando através do SUS é uma imensa alegria, já que o atendimento através do SUS é o que a população tanto almeja. “Esperamos que em breve o hospital atenda outros tipos de cirurgias pelo SUS. Assim os nossos munícipes não precisam se deslocar para outras cidades. Mas já estamos na luta para que isso aconteça”, disse.

Catarata – É uma lesão ocular que se caracteriza pela formação de visão nublada, como se olhasse por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler e dirigir um carro e progredir até prejudicar completamente a visão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira mundo.

Colaboração: Ana Acordi