Geral

Segundo viaduto vai receber vigas nesta semana, em Laguna

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do consórcio Setep-Setorsul, vai iniciar nesta quinta-feira (4), trabalhos de lançamento e instalação de vigas sobre o viaduto de acesso Norte à Laguna, no km 308,5 da BR-101. A estrutura faz parte do conjunto de obras de arte especiais (OAEs) pertencentes ao lote 1 da travessia urbana lagunense.

Serão içadas e instaladas 12 vigas sobre a estrutura, sendo que o consórcio espera finalizar todo o trabalho na quarta-feira, dentro das condições de tempo estável. Em caso chuva, o serviço nesse trecho será cancelado e redefinido para nova data. Todo o processo de instalação de vigas não irá interferir diretamente no fluxo de veículos pelo trecho, porém, os motoristas precisam atentar para o transporte das vigas entre o canteiro de obras até a frente de trabalho. Os veículos devem manter distância mínima de 20 metros do transporte das estruturas. No trecho é proibida a manobra de ultrapassagem. Chegando ao canteiro de obras, destino do içamento das vigas, os motoristas devem atentar, agora, aos trabalhos de manobra do caminhão de transporte e instalação nos pilares. 

No trecho há máquinas pesadas, caminhões e trabalhadores em trânsito constante, o que possibilita risco de acidentes àqueles que não pertencem ao quadro funcional da construção. Os motoristas precisam atentar para as modificações temporárias no tráfego entre o km 306 ao km 310, necessárias durante a realização dos trabalhos de içamento de vigas e construção de passa fauna.

Para construção de viaduto, BR-101 segue por desvio

Desde o dia 13 junho o fluxo de veículos da BR-101 Sul segue em desvio lateral no km 308,5, no acesso a Barbacena. A mudança é necessária para abrir espaço à frente de obras, em sequência aos trabalhos de construção do viaduto projetado no segmento.

Desde janeiro passado, o tráfego de veículos, na BR-101 Sul segue em pista nova, entre o km 308,9, ao km 311,8. Este é o primeiro segmento de pista construído para aumento da capacidade de fluxo com a duplicação da rodovia federal no lote 1 da travessia de Laguna, localizado entre a comunidade de Bentos ao bairro Bananal, em Pescaria Brava.

Entre o km 308 ao km 318, o limite de velocidade fixado é de 60 km/h, na faixa de desaceleração, e 40 km/h, no interior do segmento entre o km 311 ao km 312. Os pedestres precisam atentar aos locais destinados para travessia da pista. Fora do desvio, o fluxo de veículos segue em pista simples, com duplo sentido de tráfego.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC