Geral

Sem avanços nas negociações, Criciúma permanece sem ônibus

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Sem avanços nas negociações no reajuste salarial dos motoristas e cobradores do transporte coletivo urbano de Criciúma, o município amanheceu pelo terceiro dia consecutivo sem ônibus. Conforme o site Engeplus, os três terminais urbanos da cidade (Próspera, Centro e Universitário) estão vazios. No início desta manhã, a mesma condição se repete no Terminal Rodoviário de Criciúma. Os usuários não conseguem utilizar as linhas intermunicipais. Nesta quarta-feira, a frota Criciúma/Içara e vice-versa estiveram sem trafegar. De acordo com o gerente da Expresso Coletivo Içarense, Elvio Perucchi, estas linhas continuam paradas nesta quinta-feira, no entanto, alguns ônibus funcionam normalmente entre os bairros de Içara, assim como as linhas escolares.

Não houve nenhuma proposta durante a reunião na noite dessa quarta-feira entre a Prefeitura de Criciúma; o Ministério Público; representantes do sindicato dos Condutores de Veículos e Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Cargas e Passageiros de Criciúma; uma comissão formada por trabalhadores, que diverge com o sindicato da categoria e representantes do Grupo Expresso Coletivo Forquilhinha.

Uma nova reunião está marcada para ocorrer nesta manhã na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), em Criciúma. Conforme o procurador do Trabalho de Criciúma, Luciano Leivas, foi acordado a legitimidade da comissão formada pelos trabalhadores para participar das negociações. O procurador espera que as demais empresas responsáveis pelo transporte urbano coletivo de Criciúma compareça na reunião, tendo em vista que apenas os representantes da Expresso Coletivo Forquilhinha estiveram presentes no encontro dessa quarta-feira.

“A ausência das empresas implica em um acordo. Os representantes de todos os trabalhadores devem participar da reunião para que as negociações avancem”, coloca. Ainda conforme Leivas, a reunião será com portas fechadas. A expectativa é que as negociações ocorram durante todo o dia.