Economia

Sem previsão de término, bancários somam 19 dias de greve

Reunião de negociação é realizada nesta tarde, em São Paulo.

Foto: Douglas Saviato / Portal Engeplus

Foto: Douglas Saviato / Portal Engeplus

A greve dos bancários completa 19 dias nesta terça-feira e sem previsão de término. A categoria está mobilizada. Todos os locais de trabalho existentes nos dez municípios de abrangência do Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região estão fechados. A mobilização é de 100% na região.

Em Santa Catarina, de acordo com o último balanço, são 630 agências fechadas. De acordo com o presidente do sindicato, Edegar Generoso, haverá uma reunião de negociação nesta tarde, às 14 horas, em São Paulo. Em Criciuma, haverá uma plenária dos bancários às 17 horas na sede do Sindicidato dos Quimicos. Novidades sobre os rumos da paralisação poderão surgir ao longo desta tarde por meio destas reuniões.

A greve dos bancários acontece pelo 14º ano consecutivo e os dez municípios de base do sindicato, são: Criciúma, Içara, Balneário Rincão, Morro da Fumaça, Forquilhinha, Cocal do Sul, Urussanga, Siderópolis, Nova Veneza e Treviso.

Os trabalhadores pedem reposição da inflação do período (estimada em 9,57%), mais 5% de aumento real e valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$3.940,24 em junho). Além disso, os profissionais almejam o combate às metas abusivas, ao assédio moral e sexual, fim da terceirização, mais segurança e melhores condições de trabalho. A defesa do emprego e dos direitos da classe trabalhadora também é prioridade.

Com informações do Portal Engeplus