Geral

Seminário de Gestão das Águas do Sul de SC reúne importantes setores na Acic

Foto: Michele Fernandes Bonilla

Foto: Michele Fernandes Bonilla

Representantes dos setores industrial e de mineração preencheram mais de 90 lugares de um dos auditórios da ACIC na tarde dessa quinta-feira, quando participaram do I Seminário de Gestão das Águas do Sul de Santa Catarina.

O encontro, promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em parceria dos três Comitês de Bacias do  sul: Araranguá, Tubarão e Urussanga capacitou os usuários de água desses dois importantes setores para que compreendam e declarem a quantidade de água que utilizam em suas atividades produtivas.

Para o representante da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Sustentável, Robson Luiz Cunha, o cadastro é um sistema de identificação online e gratuito. Nele, o usuário realiza sua autodeclaração. "O cadastro serve para conhecer quem usa, como usa, onde usa e para que usa as águas superficiais e subterrâneas estaduais, a fim de garantir os recursos hídricos para todos os atuais e futuros usuários", explicou.

Na programação do evento foram tratados temas como: A Gestão dos Recursos Hídricos – Situação de Santa Catarina; A Gestão dos Recursos Hídricos e a Sustentabilidade do Setor Industrial; A Importância do Cadastro de Usuários de Água para a Gestão de Recursos Hídricos, bem como a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, por Carlos Bortolli da empresa Profill Engenharia e Ambiente.

"Essa conscientização dos usuários para que declarem a água que utilizam, sejam esses rizicultores, agricultores, criadores de animais, indústrias e mineradoras é essencial para que em períodos de crise seja possível arbitrar de maneira pacífica o seu uso", declara a Consultora do Comitê Araranguá, a Engenheira Ambiental, Michele Pereira da Silva.

Colaboração: Michele Fernandes Bonilla/Marca Assessoria e Consultoria em Comunicação