Geral

Seminário reúne 80 mulheres da alimentação em Forquilhinha

Foto: Maristela Benedet

Foto: Maristela Benedet

O Iº Seminário para Mulheres, “Somos mais fortes do que pensamos” reuniu cerca de 80 trabalhadoras da categoria da alimentação no final da tarde desse sábado (29) em Forquilhinha. Participaram mulheres dos frigoríficos, panificadoras, empresas de massas e biscoitos entre outros, espaço onde concentram mais de 60% da mão de obra feminina.

O evento foi organizado pelas diretoras do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e região (Sintiacr). Nos debates, a palestrante, Clair Castilho, professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e militante feminista, destacou a opressão e a violência contra a mulher construída pelos modelos de sociedade ao longo do tempo. Falou das diversidades de cada uma nos locais de trabalho e os pontos em comum: “a dedicação e disciplina no entendimento de que é explorada, porém consciente de seu poder e força para se organizar e mudar esta realidade” ponderou Clair.

Na avaliação de Zenir Laurindo, diretora do Sindicato e funcionária da JBS Forquilhinha, o seminário foi positivo e surpreendeu no número de participantes. “Ficamos muito satisfeitas com a participação e já temos novas ideias para realizar no segundo encontro no próximo ano”, disse.

Colaboração: Maristela Benedet