Geral

Senai promove curso de panificação com profissional francês

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Conhecimento diretamente da França. O Senai de Criciúma juntamente com o Sindicato de Panificação está promovendo nesta semana um curso com o perito francês, Maurice Basile Leon Caprais. A primeira aula aconteceu na tarde dessa segunda-feira (15), na sala de panificação do Bairro da Juventude, em Criciúma. “Esta é mais uma ação da FIESC, através do SENAI que vem promover o conhecimento para a melhora da produtividade na nossa indústria”, comenta o vice-presidente regional Sul da FIESC, Diomício Vidal.

O curso é voltado aos associados do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Criciúma – Sindipan, do Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos do Sul Catarinense – Sindimassas e filiados da Associação Brasileira de Panificação e tem como objetivo profissionalizar e qualificar a mão de obra. Além disso, o Senai também quer incentivar que outros profissionais busquem o conhecimento e se associem aos sindicatos. “É uma oportunidade importante para o aprendizado destes profissionais. Com a informação que será adquirida, teremos como dar um diferencial para o mercado de trabalho. Essa atividade tem que ser encarada como uma profissão e se qualificar é importante”, explica o coordenador dos cursos de qualificação, aperfeiçoamento e iniciação profissional do Senai, Maicon Jung Canever.

Com o auxilio de um tradutor, o fracês ensinou aos 25 alunos, diversas técnicas e novas receitas. “A diferença entre o pão francês e o pão brasileiro está na fermentação. Aqui existe uma única maneira e na frança são três tipos, o que da mais sabor e o processo é mais longo”, explica.

Ainda que o pão fracês seja referência mundial, Caprais afirmou gostar da panificação brasileira. “Gosto do pão brasileiro. Acho que a panificação está explodindo no Brasil. Temos muitos pedidos para padeiros franceses ensinarem aqui”, comenta.

Entre as muitas técnicas passadas aos alunos, o perito revelou um de seus segredos. “Tem que anotar todas as receitas e deixá-las evoluírem. A receita sempre pode melhorar e você aperfeiçoar”, finaliza.  

O curso é uma promoção do Senai Nacional e veio a Santa Catarina após passar pelo nordeste.

As aulas acontecem no decorrer da semana, das 14h às 18h, com término na sexta-feira (19).

Confira o conteúdo programático

– Poolish – Levan – baguete francesa

– Croissant – Creme de confeiteiro – Chocotine

– Pan Viennois (pão doce)

– Brioches – Tourte

– Pate Sucree – Tartelette

Colaboração: Paula Darós Darolt/Novo Texto Comunicação