Clima

Sensação térmica chega a 45ºC em Tubarão

Foto: Silvana Lucas/Notisul

Foto: Silvana Lucas/Notisul

O calor segue em alta na região. Ontem, a sensação térmica chegou a 45°C fora da área urbana em Tubarão, enquanto a temperatura máxima registrada foi de 36,3°C, conforme medição da estação meteorológica Plantar.

O engenheiro agrônomo Clair Teixeira de Souza explica que o que faz a sensação de calor ser maior do que a temperatura é a combinação de calor com a alta umidade do ar em estado de vapor. Nestes dias é comum as pessoas sentirem fadiga, insolação, cãibras e, quando a sensação de calor ultrapassa os 41ºC, até uma provável exaustão.

Em Jaguaruna, por exemplo, a temperatura máxima chegou a 34ºC com a umidade relativa de 61%, o que gerou uma sensação de calor de 46ºC.

Um bloqueio atmosférico começa a ocorrer nos próximos dias e dificulta a entrada do ar polar sobre o Brasil. A falta de ar polar e a diminuição da nebulosidade e da chuva farão com que o calor aumente nos próximos dez dias.
Apesar das pancadas de chuva no sul, que podem até ser fortes, a sensação de calor será grande. Hoje, a previsão é que as temperaturas continuem altas e pode chegar aos 36ºC na Cidade Azul.

Com informações do site Notisul