Economia

Série de reportagens narra os 50 anos de história de uma das mais respeitadas empresas de plásticos do Brasil

Fotos: Divulgação / Plaszom

Nesta cobertura especial, o Portal Sul in Foco traz uma série de reportagem que discorrerá sobre como a Plaszom, fundada no dia 10 de outubro de 1967, em Orleans, chegou à conta de meio século de existência. Uma empresa tipicamente familiar, que hoje figura entre as mais conceituadas e respeitadas empresas de plásticos do Brasil. Já fazendo, inclusive, história em outros países.

As reportagens que narram a história serão divididas por décadas e foram produzidas pela Agência Nueva para a revista institucional da empresa que celebra tal marco. Matérias factuais a respeito dos eventos em comemoração aos 50 anos de fundação da empresa também irão compor a cobertura especial. Ao decorrer desta semana, até o aniversário, em 10 de outubro, materiais serão publicados diariamente.

A história foi construída graças aos braços e mentes de pessoas que, junto com Francisco Zomer, atualmente com 81 anos, tornaram possível esta narrativa de sucesso. São cinco décadas de dedicação a oferecer produtos de qualidade e em constante aprimoramento, sempre valorizando, acima de tudo, o contingente humano que fez e segue fazendo esta caminhada.

“A história da Plaszom me deixa muito agradecido e satisfeito. Estou praticamente realizado por ter feito tudo isso, e acredito que fiz com muita seriedade e competência. Sempre tivemos como filosofia devolver à sociedade aquilo que usufruímos. Por isso, somos uma empresa que, desde sua fundação, é altamente engajada nos atos culturais, sociais e esportivos de Orleans”, afirma o fundador da Plaszom, Francisco Zomer.

Ele conta que um dos mais importantes ensinamentos de todos este anos foi algo que aprendeu logo no início. “Uma empresa só consegue crescer quando conta com grandes pessoas. E nesta trajetória, eu tive a felicidade de poder contar e de vivenciar, diariamente, com milhares delas. É por isso que, ainda hoje, nosso maior investimento continua sendo no potencial e no bem-estar de cada funcionário da Plaszom. Pois só chegamos aos nossos 50 anos por causa do trabalho e da dedicação de cada um deles. Aproveito para agradecer, também, a todos os clientes, fornecedores, parceiros e amigos que ajudaram a escrever esta bela história conosco. Mais que uma empresa, a Plaszom é como uma família. Uma grande família que levo no meu coração”, conclui.

Direção Plaszom, 2017. Da esquerda para direita: Gleb Berger Zomer, Elzira Berger Zomer, Francisco Zomer, Denise Zomer e Michel Berger Zomer.

“A Plaszom cresceu até chegar ao que é hoje porque por ela passaram muitas pessoas boas, funcionários que vestiam a camisa e davam o melhor de si. E o Chico sempre se preocupou muito com esse lado humano, desejando que os mesmos crescessem, estudassem, adquirissem casa própria. Pois se o funcionário estivesse satisfeito com a empresa, ele faria um ótimo trabalho. Isso se pode comprovar através da Fundação Plaszom, da Associação Atlética e do Projeto Mutirão, criado para que os funcionários pudessem ter moradia própria”, completou a esposa dele, Elzira Berger Zomer, 79 anos.

Segundo ela, servir ao próximo sempre foi tido com uma missão. “Foi no Lions Clube que adquirimos essa visão de servir ao próximo, de lutar para desfazer as desigualdades sociais. E isso influenciou muito o Chico na parte empresarial também. Ele sempre amou Orleans e através da Plaszom gerou emprego e renda para o município, além do apoio à cultura, à educação, ao esporte. Até hoje, sua preocupação nunca é apenas com o lucro, mas sim em ver a cidade que nasceu crescer, ser bem vista, ser referência. E chegar aos 50 anos com essa história tão exemplar, mostra que todos os seus esforços deram muito certo”, finaliza.

MATRIZ
15.500 m²
520 colaboradores

Na matriz, onde tudo começou, tem como especialidade a produção de bobinas e embalagens plásticas beneficiadas a partir dos materiais PE (polietileno), PP (polipropileno), BOPP (polipropileno bi-orientado) e PET (poliéster). Aceitando impressão em flexografia e rotogravura em até 8 cores.

UNIDADE II
5.116 m²
160 colaboradores

Nesta unidade, são produzidos sacos, sacolas alça camiseta, alça vazada e alça fita (lisas ou impressas), bobinas picotadas (de açougue e termoencolhível) e sacos para lixo em rolo. Possui modernos equipamentos de extrusão, de corte e solda e impressão com capacidade de até 8 cores (4 frente e 4 verso) em flexografia. Mediante a solicitação dos clientes, produz sacolas com o aditivo oxibiodegradável.

UNIDADE III:
8.704 m²
220 colaboradores

Nesta unidade, são fabricadas embalagens rígidas para alimentos, como potes para iogurtes, margarina, geleia, etc. Além disso, também produz os descartáveis nobres, copos transparentes rígidos destacados no mercado pela sua higiene, resistência e transparência. Todos os produtos da Unidade III podem receber as mais diversas estampas, incluindo fotos e seleção de cores.

UNIDADE IV:
3.300 m²
Início dos trabalhos: 2018

A nova unidade da Plaszom fabricará embalagens rígidas para o atacado, como copos descartáveis, kits de potes e tampas transparentes para diversos usos e armazenamentos. Uma linha de produtos resistentes, lisos e sem impressão. O projeto engloba um moderno parque fabril, a fim de produzir com máxima eficiência, higiene e qualidade em todos os processos.

Com informações da Agência Nueva

  • fotos plaszom 001
  • Plaszom 50 anos
  • Plaszom 50 anos
  • Associação Atlética Plaszom, 2017
  • Plaszom 50 anos
  • Plaszom 50 anos
  • Plaszom 50 anos

Notícias Relacionadas

Braço do Norte comemorará 62 anos ao ritmo de Rock’n Camerata; Veja vídeo

Semana Cultural: programação de aniversário de Orleans é aberta oficialmente

Promoção “50 Chances de Ganhar”: Auriverde comemora cinquentenário sorteando R$ 90 mil em prêmios

Orleanenses são convidados a conferir a revitalização do Paredão nesta quarta-feira