Esporte

Serra do Rio Rastro é desafiada por 600 atletas na terceira Mizuno Uphill Marathon

O tempo bom e as temperaturas agradáveis deste sábado (1) contribuíram com os 600 atletas que participaram da terceira edição da Mizuno Uphill Marathon, considerada a primeira maratona em subida realizada no Brasil. Os competidores desafiaram seus próprios limites, percorrendo 42,1 quilômetros em um percurso com paisagens paradisíacas, tendo como palco principal a desafiadora Serra do Rio do Rastro, eleita recentemente como a Estrada Mais Espetacular do Mundo.

Os atletas, vindos de diversas regiões do país, encararam 256 curvas até atingir uma altitude de 1.419 metros acima do nível do mar. Uma verdadeira prova de fogo que testa os limites do corpo humano.  Após 3h12min de prova, Marcelo Rocha, da cidade de Adamantina, interior de São Paulo, foi o primeiro atleta a cruzar a linha de chegada.  E na categoria feminino, Carla Moreno completou o percurso em 3h40min. Entre os atletas participantes estavam dois lauromüllenses, Eduardo Nesi e Frederico Mendes Vieira, o Fred.

"O percurso é muito duro, a dificuldade maior é o 'paredão' da Serra, você pensa em desistir algumas vezes, mesmo em primeiro lugar", conta Marcelo, que ressalta a dificuldade em conciliar o treinamento com seu trabalho de carteiro. "Estou há seis meses focado nessa prova, foi o meu objetivo do ano, aqui todos os corredores são heróis.  Tive uma estratégia de correr rápido desde o começo e consegui manter a primeira colocação praticamente durante todo o caminho", completa.

Atleta patrocinada pela Mizuno, Carla ressalta que essa foi apenas sua segunda maratona. "A pior parte foi do quilômetro 37 ao 40, em que eu comecei a ter cãibras. Estava inteira, mas as minhas pernas já não respondiam mais, e foi onde comecei a andar, e depois vim trotando até chegar no final".

A largada da prova aconteceu no centro de Treviso, passando pela região central da cidade de Lauro Müller, até chegar no Mirante, em Bom Jardim da Serra. Os vencedores da prova, no masculino e feminino, receberam como premiação a inscrição, passagem e hospedagem para a Maratona de Amsterdã de 2016.

Autoridades dos três municípios que receberam a competição prestigiaram o evento, entre elas o prefeito de Lauro Müller, Fabrício Kusmin Alves e o prefeito de Treviso, Juca Rossi.

A competição contou com o apoio das prefeituras dos municípios envolvidos, da Polícia Militar Rodoviária – PMRv e do Governo do Estado de Santa Catarina.

Confira o resultado final:

Masculino
1º – Marcelo Rocha: 3h12m11s
2º – Adriano Bastos: 3h14m46s
3º – Cleverson Del Secchi – 3h15m21s

Feminino
1ª – Carla Moreno – 3h40m40s
2ª – Daniela Santarosa – 4h00m28s
3ª – Ana Paula Martins – 4h06m40s

[soliloquy id=”138537″]