Geral

Serviço aos idosos da Afasc é referência na região Sul

Foto: Tiago Maciel

Foto: Tiago Maciel

Com as mudanças que estão ocorrendo nos serviços da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), gestão 2013-2016, a instituição tem se tornado, cada vez mais, referência. Na manhã desta quinta-feira (27) o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) recebeu a visita de uma equipe de profissionais do novo município, Balneário Rincão. O intuito das profissionais era o de conhecer o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa e as oficinas que fazem parte deste programa.

A coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social  (Creas) do Balneário Rincão, Rita de Cássia, e a psicóloga Sandra de Souza Jaques foram recebidas pelo gerente do Serviço, Zolnei Vargas, o qual explicou como o programa é levado aos mais de dois mil idosos de Criciúma. "Nós ficamos muito lisonjeados pela procura, pois este é o resultado de todo trabalho que estamos realizando no município, com muito amor e respeito a estas pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade", destacou Vargas.

Para elas, o serviço aplicado em Criciúma atualmente é referência em Santa Catarina. Elas tomaram conhecimento do trabalho aplicado e de imediato procuraram se inteirar do assunto. "Nós pesquisamos bastante para poder oferecer um bom trabalho no novo município.  Estamos maravilhadas com o serviço prestado em Criciúma. A estrutura, os profissionais engajados e o amor que todos têm pelo que fazem", observou Rita. A coordenadora ressaltou que como o Balneário Rincão é um município novo, a estrutura ainda é pequena. "Sabemos que ainda vamos ter muito trabalho pela frente, mas de imediato, vamos criar os grupos de idosos, com atividades diferenciadas, para darmos momentos de lazer e conhecimento a eles", adiantou Sandra.

Por outro lado, quem também participou do serviço foi a estudante do curso de psicologia Franciane Rech da Silva, a qual está construindo seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema "A importância dos grupos da terceira idade no regaste da espontaneidade dos idosos". A procura pelo serviço da Afasc é com o intuito de acompanhar os idosos durante o ano para a realização da pesquisa. "Estou muito empolgada, porque o trabalho realizado com os idosos é muito completo e espero logo ter os resultados”, avaliou.

Colaboração: Tiago Maciel