Geral

Serviços assistenciais transformam vidas de famílias em Criciúma

Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) oferecem acolhimento e oportunidades

Criciúma mantém seis unidades de CRAS gerenciadas pela Secretaria de Assistência Social. Os atendimentos abrangem todas as idades por meio de atividades e programas, ressalta a secretária da pasta, Solange Barp. “Temos milhares de famílias cadastradas e o principal objetivo dessas unidades é justamente o fortalecimento dos vínculos familiares família, por acreditarmos ser a base sólida para o desenvolvimento das pessoas”, explica.

Na plateia da peça de Dona Salésia, estava Josiele Alves. Mãe de dois filhos passou a fazer parte do Grupo de Gestantes também este ano, durante a gravidez de seu segundo filho, Leandro. “Aqui tiramos muitas dúvidas sobre o umbiguinho, como dar banho, até a posição de dormir na gestação”, diz.

Mesmo não sendo mãe de primeira viagem, o acompanhamento auxiliou muito na relação de cuidado entre ela e o bebê. Agora ela frequenta o grupo de mães de crianças com 0 a 3 anos de idade. “Tudo é diferente de um filho pro outro. O meu outro já tem seis anos e esse é totalmente diferente em tudo, até no jeitinho, em como pegar no colo”, relata a jovem.

Josiele ainda participa de oficinas de artesanato. Com as dicas nas aulas, ela elabora diversos itens, como toalhas, puxa-sacos e aventais. “Os produtos confeccionados por nós são comercializados nas lojinhas e feirinhas da Afasc no Centro, mas eu aproveito para vender aos parentes, vizinhos e amigas”, conta.

Colaboração: Denise Possebon / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

[soliloquy id=”101214″]