Geral

Servidora da Prefeitura de Criciúma é homenageada pelo Conselho Regional de Farmácia

Farmacêutica Graziela Marques de Oliveira (Foto: Lucas Sabino)

Farmacêutica Graziela Marques de Oliveira (Foto: Lucas Sabino)

O Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/AIDS (PAMDHA) realiza um trabalho de prevenção, mas também de solidariedade com pacientes soropositivos. A competência e o comprometimento de 10 anos uma integrante da equipe recebeu um importante reconhecimento, nesta terça-feira (25). A farmacêutica Graziela Marques de Oliveira foi agraciada pelo Conselho Regional Farmacêutico (CRF) com a Comenda de Mérito. Ela foi a única do município a receber este título.

A farmacêutica recebe as pessoas e repassa os remédios que são fundamentais para o tratamento, não esperava a homenagem. “É muito gratificante ter este reconhecimento. Serve como um estímulo para continuarmos realizando um trabalho que também é de uma equipe do PAMDHA”, comenta Graziela.

Atualmente em Criciúma são 260 pacientes soropositivos, 885 doentes de AIDS. Além dos 293 pessoas que iniciaram o acompanhamento e se encontram desaparecidos. O Programa ainda atende 342 pacientes de outros municípios.

E o trabalho da Graziela, além de entregar os medicamentos, que devem ser tomados de forma continua, é convencer as pessoas terem noção da importância. “Muitos estão fracos e não acreditam que vão poder fazer as coisas normalmente. Mas, junto ao psicólogo, conversamos e conquistamos a confiança destas pessoas”, destaca.

Em todo este tempo, a farmacêutica tem muitas histórias para contar, mas algumas marcaram a sua carreira. Ela conta que uma paciente, certa vez estava em um estágio crítico, perdendo peso, ao ponto de não conseguir sentar sem a ajuda de uma almofada. “Essa mulher não queria tomar os medicamentos”, afirma. Mas com conversas e mudando os remédios, ela conseguiu se reabilitar. “Deixar um paciente com confiança e vontade de viver, nos enche de orgulho”, declarou.

Colaboração: Lucas Sabino/Decom PMC