Educação

Servidores do Ifsc protestam contra cortes de verbas na Educação

Instituições de ensino federais estão em greve e reivindicam qualidade de ensino

Servidores públicos do Instituto Federal de Santa Catarina – Ifsc, de Criciúma, que estão em greve desde o dia 13 de julho, realizam nesta terça-feira (4), em frente a entrada do Túnel do Terminal Central (via calçadão), uma manifestação em repúdio aos cortes de verbas que o Governo Federal vem fazendo na Educação do país.

De acordo com o pedagogo Fabrício Sprícigo, a greve regional segue a paralisação nacional, que atualmente conta com 67 universidades federais com atividades paralisadas. Segundo ele, neste ano a Educação teve um corte de mais de R$ 9,4 bilhões.

"O Ifsc é a única instituição federal da nossa região. Esses cortes inviabilizam a educação de qualidade que a gente aplicou na instituição. Pois, possui laboratórios, tem professores de excelência com mestrados e doutorados, e justamente por isso a gente luta para manter esse padrão de qualidade em relação às demais instituições", explica.

Segundo ele, com este ajuste fiscal vivenciado atualmente, as instituições de ensino federais terão dificuldades para manter seu funcionamento. Além disso, conforme o Portal Engeplus, os profissionais também reivindicam reajuste salarial, que está defasado desde 2010.

[soliloquy id=”139077″]