Geral

Servidores participam de curso de prevenção de incêndios

Os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da prefeitura de Içara organizaram no fim da tarde de ontem, junto à empresa CamposDias, um curso de combate a princípios de incêndio envolvendo aproximadamente 60 servidores de diversos setores. A atividade aconteceu no pátio da Fundação Municipal de Esportes.

A ação, segundo o presidente da CIPA, Julio Borges, tem como objetivo levar informações de prevenção aos colaboradores da Administração. “Para ampliar as atividades de combate e prevenção a acidentes estamos organizando outro momento onde ‘primeiros socorros’ estarão em pauta e serão discutidos com a participação de dois funcionários de cada setor. Estes, serão multiplicadores das informações”, explicou. O curso deve acontecer no mês de setembro.

Borges ainda destaca que no primeiro semestre foram adquiridos e distribuídos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e que a CIPA tem fiscalizado a utilização dos mesmos com frequência. “É necessário que os servidores façam o uso adequado e correto dos equipamentos de segurança, pois muitos acidentes podem ser evitados com este simples gesto”, completou.

O professor de História da EMEM Maria Arlete Bitencourt Lodetti, José Clair Nietto, enfatiza a questão da informação. “Quanto mais informados estivermos, isso em qualquer área de atuação, mais as ações podem ser efetivadas”. Já o instrutor da empresa responsável pela capacitação, Carlos Magno, destacou o envolvimento dos participantes. “Os servidores interagiram, participaram significativamente da atividade proposta. Eles serão agora divulgadores do trabalho para que mais colegas façam parte deste projeto”.

Além da programação de setembro, que terá primeiros socorros como pauta, as visitas de orientação, prevenção e educativas serão levadas às escolas, unidades de saúde e demais setores da Administração Municipal.

Entre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adquiridos pelo governo municipal e distribuídos aos funcionários estão: botas impermeáveis em PVC, luva de raspa, mosquetão, óculos de proteção, protetor facial, creme para proteção contra graxas e óleos, macacão para uso biológico, chapéu de palha, capacete, protetor auricular tipo plug, máscara de proteção facial pff 1 2, entre outros.

Colaboração: Alexandra Cavaler

 

[soliloquy id=”77678″]