Geral

Sest/Senat disponibiliza CNH de forma gratuita para jovens de 18 a 25 anos

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

Jovens de baixa renda terão a oportunidade de tirar gratuitamente a primeira habilitação na categoria B. Um programa do sistema de Serviço Social e de Aprendizagem para o Transporte (Sest/Senat) foi lançado com objetivo de capacitar jovens para atuar na área de transportes, coletivos e de cargas. São mais de 100 mil postos de trabalho disponíveis no país nessas áreas.
 
“Além da carteira de motorista, o jovem passará por uma série de cursos de capacitação e simuladores de direção. Depois de dois anos, fará a troca de categoria para dirigir caminhões e ônibus”, informa a diretora do Senat, Patrícia Costa Ferreira.
 
Conforme o jornal Notisul, o programa é 100% gratuito. Quem for beneficiado assinará termo no qual se compromete com o reembolso dos custos da habilitação, caso desista dos cursos de capacitação ou não trabalhe na área de transportes. “É uma grande chance, pois nem todos interessados possuem condições de tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que já está mais cara em relação ao ano passado.
 
O candidato deve ter entre 18 e 25 anos e renda familiar de três salários mínimos”, avisa o instrutor de autoescola Eduardo Silva.
 
No Brasil, são 50 mil vagas. Em Santa Catarina, há mais de 1,6 mil oportunidades. Os interessados podem procurar umas das dez unidades do Sest Senat presentes em todas as regiões ou preencher a ficha de pré-inscrição no site www.sestsenat.org.
 
Exame toxicológico

Um projeto de lei do deputado federal paranaense Nelson Padovani (PSC), apresentado no fim do ano passado, pode obrigar quem for tirar ou renovar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a submeter-se a exames toxicológicos.

Estes exames são capazes de detectar o consumo de drogas por longos períodos, usualmente de três a seis meses e até mais. São realizados sempre por meio de amostras de cabelo, pelos ou unhas e hoje são frequentemente utilizados em concursos públicos para ingresso em carreiras como Polícia Militar, Polícia Civil, bombeiros, entre outros.

O texto só funciona após uma semana de uso, mas é capaz de identificar a intensidade do consumo e o laudo completo de 12 diferentes tipos de drogas, como cocaína, crack, ecstasy e maconha.