Geral

Sete empresas concorrem à licitação para a construção da Ponte de Congonhas

Foto: Mylene Salgado/SDR de Tubarão

Foto: Mylene Salgado/SDR de Tubarão

Um passo importante foi dado ontem para o início dos trabalhos de construção da nova Ponte de Congonhas (que liga Tubarão às praias de Jaguaruna). A novela, que iniciou em 31 de dezembro, com a interdição do local, parece que está próxima do fim. Os envelopes com a documentação das empresas interessadas na construção da estrutura sobre o Rio Congonhas foram abertos durante a tarde, na sede da secretaria de desenvolvimento regional (SDR), em Tubarão. Ao todo, sete empresas participam da concorrência pública. “Hoje (ontem), foram abertos os envelopes para saber se as empresas estão realmente habilitadas para executarem a obra”, informa o secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Estêner Soratto Júnior. 
 
Agora, são cinco dias úteis para que sejam feitas as análises das documentações. “Pode haver recursos, mas acreditamos que seja dado prosseguimento à licitação”, completa.
 
As empresas que participam desta licitação são todas de Santa Catarina (veja quadro).
 
“Esta obra está orçada em R$ 1,5 milhão, conforme tabela do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). Os integrantes da comissão de licitação verificam a documentação destas empresas, se tem ou não condições de seguir e se possuem liquidez e impostos em dia,” avisa Estêner.
 
Conforme o jornal Notisul, representantes da comissão de licitação vão analisar a habilitação de cada participante. “Para homologar e abrir as propostas é necessário, antes, investigar se a empresa está em dia, sem certidão negativa de débito. Se estiver com problemas no cadastro, o envelope com a proposta nem é aberto”, disse o presidente da comissão, Paulo César Borba Pereira.
 
O projeto

A ponte de concreto de 64 metros de comprimento e 8,90 metros de largura deve ser concluída em oito meses, após o processo de licitação que deverá durar 45 dias. Ainda haverá duas passarelas para pedestres, com largura de 1,15 metro, em um total de área construída de 569,60 metros quadrados. 
 
Empresas concorrentes

Engeton Construção Civil Ltda – de Turvo 

Crema Construções Ltda – de Criciúma 

Trilha Engenharia Ltda – de Florianópolis 

MLA Construções Ltda – de Palhoça 

Carlessi Engenharia, Comércio e Construções Ltda – de Turvo

Souza e Esmeraldino – de Tubarão 

Engedal Construtora de Obras Ltda – de São José