Geral

Simpósio Nacional debate apicultura orgânica em Içara

É dada a largada para ao 1º Simpósio Nacional de Apicultura Orgânica e 31º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores (ECA). A abertura oficial do evento que acontece em Içara foi realizada na tarde desta quinta-feira, no salão paroquial da Igreja Matriz São Donato, que reuniu várias autoridades estaduais, regionais e municipais, além de um público que lotou o espaço. O evento segue até sábado (19). Além de palestras é realizada a expo-feira de produtos e equipamentos apícolas.

O presidente da Associação de Apicultores de Içara, Agenor Castagna, abriu a solenidade agradecendo os colaboradores. “O 1º Simpósio Nacional de Apicultura Orgânica e 31º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores conta com empresas expositoras, mostrando as novas tecnologias; palestrantes que, voluntariamente, repassam conhecimento. Quero agradecer o Sebrai, Senai, Epagri, Prefeitura Municipal, entre diversos parceiros. Vocês foram fundamentais para que este evento saísse”, declarou. “Apicultores e apicultoras, vocês são as peças chaves. Não adianta estarmos aqui sem vocês”, complementou.

Já o presidente da Federação dos Apicultores de Santa Catarina (FAASC), Nésio Fernandes de Medeiros e o presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, José Soares de Aragão Brito, falaram sobre o crescimento da apicultura no país. “A apicultura está em uma boa fase, crescente. Santa Catarina está em segundo lugar no país em exportação para o exterior”, comentou Medeiros. “O Brasil sairá do 9º lugar e chegará ao segundo lugar no mundo simplesmente com o manejo adequado. Passar a produção de 40 mil/kg para 80 mil/kg anual. É uma missão nossa e temos condição de sair. Temos que nos unir na esfera política para o reconhecimento deste trabalho árduo”, ressaltou.

Entre as autoridades que compôs a mesa, o secretário estadual da Agricultura e da Pesca de santa Catarina, Airton Spies, falou de Içara e da Associação de Apicultores. “É bom ter uma cidade que respira a apicultura. A Secretaria Estadual de Agricultura e da Pesca tem a Epagri e Cidasc à frente em pesquisa; extensão rural presente em todos os municípios; fomentando a agropecuária para alavancar os setores, como o caso da apicultura…”, destacou. “É preciso nivelar para cima. Temos bons agricultores. Mas a produção é baixa. Nosso compromisso é estimular. Temos 835 apicultores cadastrados; acredito chegar a 30 mil se somarmos os informais. Os apicultores precisam aproveitar esta fase. Crescemos 7% este ano, comparado ao primeiro semestre de 2013”, lembrou.

O prefeito e vice, Murialdo Canto Gastaldon e Sandro Giassi Serafin, também falaram. “Temos muito orgulho de estarmos na condição de capital do mel. Içara é o segundo maior exportador do Brasil, sendo a primeira cidade exportadora. Neste evento há mais de 10 estados presentes e 150 cidades. Sermos os anfitriões de um evento deste porte estimula ainda mais o setor e o desenvolvimento da nossa região”, disse Murialdo. “O povo içarense é acolhedor. É uma satisfação ter este evento em nossa cidade”, emendou Sandro.

Colaboração: Francis Leny

[soliloquy id=”76559″]