Trânsito

Sinalização é reforçada no km 305, em Laguna

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) instalou nessa semana, sinalização vertical (placas) para reforçar a atenção e cuidados dos motoristas que trafegam pela BR-101 Sul, no segmento de Laguna. Os oito elementos de sinalização foram instalados na cabeceira Norte do viaduto de acesso a Praia do Sonho, no km 305 da rodovia federal. Com o acréscimo na quantidade de veículos em movimentação, por conta da temporada de Verão, há registro de tráfego lento pelo trecho de pista simples, onde a imprudência aliada ao excesso de velocidade geram acidentes.

O objetivo da melhoria da sinalização é garantir a trafegabilidade dos usuários, garantindo a segurança neste segmento de pista. Os elementos foram instalados na cabeceira Norte do viaduto de acesso a Praia do Sol, no bordo direito de pista. O segmento é anterior ao acesso a Caputera e, por ser um aclive artificial criado pela elevação de taludes, impossibilita a visualização do tráfego. Ao se depararem com filas no trecho, muitos motoristas não tinham tempo hábil de parada, causando acidentes por colisão traseira.

O DNIT havia instalado sinalização vertical indicando a formação de tráfego lento por conta das obras de duplicação da BR-101 Sul, entre Bentos (Laguna) ao Bananal (Pescaria Brava), em outubro passado. Os novos elementos de sinalização indicam contagem regressiva de aproximação, sendo instalados após painel indicativo de redução na velocidade. Painéis semelhantes foram instalados em Tubarão, nas obras de construção do túnel no Morro do Formigão e em Pescaria Brava, no sentido Sul-Norte de tráfego. 

Excesso de velocidade incapacita visualização – A sinalização provisória de obras disposta nos trechos já duplicados e alocados no lote 25 (Laguna a Capivari de Baixo) está configurada para possibilitar o tráfego de veículos em velocidade máxima de 110 km/h (veículos pequenos) e 90 km/h (transportadores de carga e passageiros). Por isso, ao trafegar em velocidade acima do limitado, o usuário não poderá fazer visualização devida em tempo hábil, identificando a aproximação de desvios de pista ou formação de tráfego lento.

Os usuários da BR-101 Sul devem atentar, também, a movimentação de equipamentos e trabalhadores envolvidos na construção de pistas e obras de artes especiais (OAEs) pertencentes ao lote 1 e 2 da travessia urbana de Laguna. As obras estão inseridas entre o km 308 ao km 316. Aos pedestres que residem próximo da frente de trabalho e canteiro de obras, no bairro Barranceira, é necessária atenção redobrada aos locais definidos para circulação. Com o desvio em operação, é preciso atentar à sinalização indicatória, bem como à circulação do tráfego local de veículos e pedestres.

A Polícia Rodoviária Federal e o DNIT pedem o máximo de atenção ao usuário, principalmente nos trechos de travessia urbanas e locais próximos de escolas, centros comunitários, igrejas e aglomerações de pessoas. O DNIT pede muito cuidado para a saída do trecho duplicado, no km 308, para os de pistas simples, nos quais o tráfego é feito em mão dupla.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC