Geral

Sindicato dos Mineiros elege nova comissão eleitoral

Foto: Haudrey Mafiolete/Engeplus

Foto: Haudrey Mafiolete/Engeplus

Os associados do Sindicato dos Mineiros de Criciúma elegeram, na manhã deste sábado, a comissão eleitoral que dará início ao novo processo eleitoral para a escolha de uma nova diretoria.

Conforme o site Engeplus, diferente da assembleia realizada no sábado passado que precisou ser suspensa devido a desentendimento entre grupos distintos a assembleia de hoje transcorreu sem imprevistos. “Foi bem tranquila, aberta a todos, como deve ser o processo democrático de uma votação”, destaca o presidente da diretoria provisória do Sindicato, Djonatan Mafei Elias, o Pirigete.

A comissão eleitoral é composta por três pessoas que não fazem parte da atual diretoria do Sindicato. Os eleitos foram os únicos que se candidataram aos cargos. A nova comissão eleitoral têm cinco dias úteis, após a assembleia, para lançar o edital para uma nova eleição e executar o processo eleitoral entre o período de 60 a 90 dias.

A assembleia foi realizada no prédio da antiga Associação da Cooperminas e contou com a presença de cerca de 300 pessoas. Mineiros das empresas Cooperminas, Rio Deserto, de Criciúma e da Pedreira SBM, de Maracajá marcaram presença na votação.

Relembre o caso

O Sindicato dos Mineiros é alvo de uma Ação Civil Pública instaurada pelo Ministério Público do Trabalho que foi desencadeada após a reinvindicação de um grupo de trabalhadores da empresa Cooperminas, que não estava contente com a gestão da época e com a falta de prestação de conta das movimentações feitas pela direção do Sindicato.  Um dos principais itens relatados ao MPT foi a não divulgação da realização do processo eleitoral, que estava em andamento, para que chapas oponentes a que estava no comando pudessem ser inscritas.

Em assembleia a antiga diretoria foi destituída e uma diretoria provisória foi eleita para comandar o Sindicato.No dia da posse os integrantes da antiga diretoria permaneceram dentro da sede do Sindicato e tentaram contabilizar os votos do processo eleitoral que estava em andamento. Depois de intervenção da Polícia Militar (PM) a diretoria provisória assumiu o comando do Sindicato e deu início a um novo processo eleitoral, de acordo com o que foi deliberado em assembleia.