Geral

Sindicato promove Café Colonial com palestra “Somos mais fortes do que pensamos”, para trabalhadoras

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um Café Colonial especial para as mulheres com a palestra “Somos mais fortes do que pensamos”, será realizado dia 29 de novembro, às 16h, na sub-sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e região (Sintiacr), em Forquilhinha. O encontro é promovido pelo sindicato e será mediado pela professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Clair Castilhos. Entre os assuntos serão debatidos a  valorização da mulher, auto-estima, direitos da mulher e violência.

Segundo o presidente do Sindicato, Célio Elias, somente no setor da alimentação na região é integrado por 65% das mulheres.“Considerando que os problemas de desigualdade e violência que as mulheres ainda sofrem e, lembrando que a cada dois minutos cinco mulheres são agredidas violentamente no Brasil é importante promover ações para lutar contra esta cultura regada de machismos e preconceitos na sociedade”, lembra.

As interessadas em participar do café e não forem da categoria podem ligar para o sindicato pelo fone (48) 3463-1350.

Quem é Clair Castilhos – É uma mulher, feminista, farmacêutica-bioquímica, sanitarista, casada, mãe de três filhas, professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina. Nasceu em Sant’Ana do Livramento, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul em 1945, final da segunda guerra mundial. Foi adolescente e adulta jovem nos anos 60, vivendo as transições e avanços que esse período trouxe para o século. Seguindo a trajetória dos estudantes da época, fez faculdade em Porto Alegre e participou do movimento estudantil, contra a ditadura militar se formando  na véspera do AI-5, quando foi para São Paulo trabalhar sendo a primeira chefe da Farmácia do Hospital Heliópolis do INPS. Já morando em Santa Catarina em 1972 foi ainda vereadora.

Colaboração: Maristela Benedet