Geral

Sindimetal inaugura sede na ACIC

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Extremo Sul Catarinense – Sindimetal, agora está mais próximo da Associação Empresarial de Criciúma – ACIC e demais sindicatos patronais. O Sindimetal inaugurou na tarde dessa segunda-feira (8), a nova sede no prédio da associação. “É um projeto de algum tempo termos a nossa sede junto da ACIC e agora é realidade. Estamos na casa do empresário e podemos contar com toda a estrutura que a entidade nos oferece”, comenta o presidente do Sindimetal, Guido Búrigo.

O evento contou com a participação de demais presidentes de sindicatos patronais, autoridades e do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC, Glauco José Côrte, que na oportunidade salientou a importância da união dos sindicatos. “Feliz da cidade que tem empresários que se dedicam pelo coletivo e aqui na região Sul temos este exemplo, são 17 sindicatos. O setor metal mecânico tem um peso muito importante na formação do PIB em Santa Catarina e contribui significativamente para o crescimento do Brasil”, revela Côrte.

Este foi o último sindicato a implantar sua sede na ACIC. Para o presidente da entidade, César Smielevski, o Sindimetal passa a integrar uma equipe que trabalha para alcançar o desenvolvimento do Sul do Estado. “Nosso objetivo é criarmos uma força de cobrança junto aos governos e isso se dará também com a aproximação dos sindicatos patronais e FIESC”, relata Smielevski.

Sindimetal tem forte representatividade na indústria Sul catarinense

O sindicato que abrange 27 municípios da AMREC e AMESC, conta com 100 associados em um universo de 1.5 mil empresas de pequeno, médio e grande porte, gerando 10 mil empregos e um faturamento anual de R$ 3,5 bilhões. “Nosso setor é bem diversificado, contribuímos com 10% da economia da indústria”, complementa Búrigo.

Com a nova sede no prédio da ACIC, o Sindimetal visa aproximar-se da entidade e dos demais sindicatos patronais, almejando também, novos associados. “Entraremos em 2015 de casa nova e projetos novos. Porém, vamos continuar focados em subsidiar, junto ao Sebrae e a FIESC, a participação de nossas indústrias na feira Sul Metal Mineração, que é o principal movimentador de negócios que tem alavancado o setor”, complementa o presidente.

Sala do Sindimetal recebe o nome do empresário Mário Búrigo

A sala recebeu o nome do fundador do Sindimetal, Mário Búrigo. O empresário foi proprietário da antiga Mecril, uma das primeiras metalúrgicas de Criciúma e fundou o sindicato em abril de 1975. Pai do atual presidente do sindicato, Guido José Búrigo e do prefeito de Márcio Búrigo, Mário fez a diferença no setor. “Nossa Associação Empresarial tem se esmerado em diversas ações para alcançar o sucesso e o bem dos próximos e o sindicato também faz parte disso, já que está dentro da casa do empresário”, comenta o prefeito.

Com um design moderno e arrojado, a sala projetada pelo arquiteto, Lucas Busato, conta com elementos característicos, sendo a maior parte da estrutura feita em metal. “A ideia que me passaram é para que lembrasse uma fábrica, por isso, usamos o maior número de metal possível. Os móveis também foram fabricados em indústrias da região”, explica o arquiteto.  

Colaboração: Paula Dáros/Novo Texto Comunicação

[soliloquy id=”100638″]