Política

Situação dos hospitais da região é debatida no Legislativo de Morro da Fumaça

Foto: Marciano Bortolin

Foto: Marciano Bortolin

A discussão sobre a situação da saúde da região, principalmente dos hospitais, chegou à Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça.

O assunto foi levantado pelo vereador, e ex-presidente da Casa, Ademar Bertan (PSDB), durante a última sessão. A ameaça de fechamento da obstetrícia e pediatria do Hospital São José de Criciúma foi o principal tem debatido. “Muitos fumacenses também utilizam a instituição. É inadmissível que um hospital localizado em uma cidade polo como é Criciúma passe por uma situação como essa”, salientou Bertan.

Outro fato que preocupa o vereador é que a direção do HSJ orientou que os pacientes procurem instituições de cidades vizinhas. “Nosso Hospital São Roque, por exemplo, está bem estruturado, mas muitas vezes não consegue atender nem a nossa comunidade. Como vão encaminhar pessoas de toda a região? E assim acontecem com outros municípios menores que também passam dificuldades com os seus hospitais”, disse.

O HSJ emitiu comunicado há pouco mais de uma semana informando a decisão, após reunião com o Ministério Público e secretaria de saúde. “Algo precisa ser feito. Temos o vice-governador e o secretário adjunto da saúde que são de nossa região e mesmo assim chegamos a uma situação como essa”, finalizou.

Colaboração: Marciano Bortolin