Geral

Sobrecarga na rede elétrica deixa mais de 60 mil consumidores às escuras em Tubarão

Consumidores ficaram, em algumas localidades, quase duas horas sem o fornecimento de energia elétrica.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Imagine uma noite quente com a temperatura na casa dos 30 graus. A soma de todo este calor não poderia ser diferente: falta de energia elétrica. Segundo informações do chefe operacional das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), engenheiro Mauro Minatto, de Tubarão, até 60 mil pessoas podem ter ficado sem luz nos arredores da cidade. “Teve algum problema de sobrecarga no sistema que caiu duas vezes. O fato de estar com vários climatizadores em funcionamento, além de outros aparelhos elétricos como, por exemplo, ventiladores, podem ter ocasionado a queda de energia”, revela Mauro, em entrevista para o jornal Notisul.

Os consumidores ficaram, em algumas localidades, quase duas horas completamente às escuras. “Precisamos fazer uma análise mais detalhada do que ocorreu. Os alimentadores caíram e precisaram ser reiniciados na rede”, explica Mauro.

Em algumas localidades, o tempo de espera para o retorno da energia foi ainda maior. O engenheiro elétrico da Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi (Cergal), Eduardo Dal Bó, confirma que dos dois alimentadores destinados a empresa, um caiu por volta das 2 horas de ontem e voltou às 3h51min. O outro voltou a funcionar às 4h26min. “Durante o inverno, a corrente é baixa e no verão aumenta muito. Possivelmente, a sobrecarga na rede pode ter ocasionado o problema”, explica Eduardo.

Em dados divulgados na tarde de ontem na área de abrangência da Cergal, mais de 11 mil consumidores ficaram sem energia. Somente em Tubarão, Eduardo acredita que 15 bairros foram afetados. “Pode ter ocorrido um defeito interno na sub-estação. É preciso aguardar um laudo técnico preciso. Tem um transformador com cinco alimentadores, três são destinados a Celesc e os outros dois à Cergal”, detalha.

Temporal na região

Devido ao forte temporal da tarde de ontem, cerca de dez mil consumidores ficaram sem energia na região de Tubarão, incluindo Capivari de Baixo, Imaruí e outros municípios. Até por volta das 21 horas, no bairro Vila Moema, a eletricidade havia retornado somente em meia fase.