Geral

Socorristas estão em local provisório em Tubarão

Foto: Jornal Notisul

Foto: Jornal Notisul

Por enquanto, a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) permanecerá em Tubarão. Ficará instalada na Policlínica, no Centro, provisoriamente.  
 
Conforme determinação do promotor Fábio Lyrio, em reunião realizada na tarde de ontem, no Fórum, a decisão deve ser acatada de imediato. Fato que mobilizou a secretaria de estadual e municipal de saúde, secretaria de desenvolvimento regional (SDR) e coordenadoria da  vigilância sanitária, entre outros representantes.
 
Para o secretário da SDR, Estêner Soratto Júnior, o local já está acertado para que a unidade permaneça por alguns dias. “A empresa já contratada para as obras de reforma na antiga sede, onde o Samu ficará depois em definitivo, deverá estar pronta em até 60 dias”, informa Soratto, em entrevista para o jornal Notisul.
 
A coordenadora da vigilância sanitária em Tubarão, Édina Soares, informa que o trabalho, a partir desta decisão, deverá ser em espaço mais adequado à unidade e aos profissionais. “Saímos da reunião e fomos direto para a Policlínica verificar um local para instalar o Samu da melhor forma possível e dentro das exigências necessárias”, resume Édina.
 
A mudança do Samu para outra área já estava sob os olhos da população, que ontem foi surpreendida com a notícia da transferência de materiais de atendimento para outra cidade. Fato que mobilizou algumas pessoas a bloquear o caminhão que iria fazer o transporte dos objetos.
 
Responsabilidades

O serviço foi viabilizado em Tubarão por meio de parceria entre o governo federal, estadual e municipal. A unidade na cidade atua em conexão com a central, que fica em Criciúma, e atende, além de Tubarão, a população da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Com a implantação, o poder executivo ficou responsável pelo investimento da unidade básica e pelo combustível das duas ambulâncias.