Geral

Sofisticação e qualidade num revestimento 100% sustentável

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aliar beleza e sustentabilidade para criar um produto que ofereça alta qualidade à preservação ambiental é um desafio e ao mesmo tempo uma grande meta para empresas que buscam um público exigente e preocupado em consumir de forma mais consciente.

Os investimentos da Cerâmica Portinari em tecnologia de ponta, agregados à equipamentos modernos e controles rigorosos, possibilitou um processo inovador para a fabricação de peças a partir do reaproveitamento de materiais da linha de produção. O resultado foi o porcelanato Bio Tech, desenvolvido com sobras industriais.

As peças de porcelanato descartadas pela empresa são novamente trituradas e utilizadas na massa do Bio Tech.

È produzido com equipamentos de alta tecnologia que garantem a qualidade do produto, como resistência, durabilidade, facilidade de limpeza, design, superfície brilhante, etc.

“Além de evitar que as peças sejam descartadas em aterros – o que diminui o impacto ambiental – em todo processo produtivo ainda reduzimos o consumo de energia”, explica Paulo Roberto Niehues, gerente de desenvolvimento de produto da empresa.

Reconhecimento internacional

Essa é uma tendência mundial dos novos padrões de consumo que busca aliar preservação ambiental à qualidade e sofisticação de seus ambientes. Por isso, a Cerâmica Portinari adota modelo de gestão e desenvolvimento sustentável e é a única no país certificada pelo U.S. Green Building Council – USGBC. Com isso os empreendimentos que utilizam produtos da Cerâmica Portinari ganham pontos para obter a certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, o maior reconhecimento internacional de sustentabilidade no setor.

“Hoje em dia vários projetos nascem já com a obrigação de usarem produtos reciclados em países da Europa e nos Estados Unidos, tanto que hoje a Cerâmica Portinari exporta o Bio Tech para esses países”, explica Paulo Roberto Niehues, gerente de desenvolvimento de produto da Cerâmica Portinari.

Para a analista ambiental Mainar Allgaier, o revestimento veio como a melhor opção para quem se preocupa com o equilíbrio entre produção e meio ambiente. “A contribuição do Bio Tech é voltada à reutilização de materiais 100% gerados em seu processo produtivo, além de economizar recursos energéticos e hídricos. É a garantia da qualidade, e a melhor opção de investimento sustentável para residências ou empreendimento”, confirma.