Geral

Software é desenvolvido para informatizar a secretaria de saúde

Foto: Divulgação Jornal Notisul

Foto: Divulgação Jornal Notisul

Um software moderno utilizado para aprimorar a informatização dos mais diversos setores da secretaria de saúde. Este é o GEM-Saúde, desenvolvido pela Celk Sistemas, uma empresa de tecnologia situada em Criciúma. “São oito anos de trabalho focados, principalmente na área de desenvolvimento do produto. Veio para suprir as necessidades de quem atua na saúde pública e já atua em alguns municípios da região, como Tubarão, Sangão, entre outros”, confirma o empreendedor Lauro Klein.
 
O Gem-Saúde foi idealizado com o objetivo de centralizar todas as bases de dados do município, e com essa filosofia criar uma base em que todas as informações estarão em um só banco de dados. “Facilitamos a vida dos pacientes, pois o sistema passa a atuar integrado com um prontuário eletrônico”, confirma Lauro.
 
O Prontuário do Cidadão é o centro do gerenciamento do sistema, todas as informações ocorridas ao longo do tempo estarão arquivadas e organizadas nas diversas etapas de atendimento: emergência, enfermagem, clínica básica, clínicas especializadas, programas de saúde, controle de vacinas, requisições médicas e de medicamentos.
 
Conforme o jornal Notisul, com a utilização do software, o município tem, em média, 25% de reaproveitamento de recursos atualmente perdidos, como medicamentos, exames, agendas – pelo fato de os processos serem manuais -, além de uma grande redução dos retrabalhos e papel, agilizando muito o atendimento e facilitando o fechamento dos trabalhos. 
 
“O gestor municipal que utiliza o Gem-Sáude tem, nesse produto, todos os controles necessários para uma excelente administração da secretaria de saúde”, afirma Lauro Klein. O software possui, ainda, biometria no atendimento ao paciente, SMS na confirmação do agendamento, tablet para agente comunitário, GPS na frota do veículo, entre outros.