Clima

Sol volta a aparecer em SC a partir desta sexta-feira, mas segue o alerta de deslizamentos

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

A partir desta sexta-feira, 12, o sol volta a aparecer em Santa Catarina. A previsão do tempo da Epagri/Ciram indica sol com mais nuvens no Litoral. À tarde e noite, pancadas isoladas de chuva típicas de verão, especialmente no Litoral e áreas próximas. A temperatura estará em elevação, mais alta no Oeste. O vento sopra de noroeste com variação para sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Para o sábado e domingo, a previsão é de sol com algumas nuvens e pancadas de chuva de verão entre a tarde e noite. A temperatura estará alta em todo Estado.

Mesmo com a previsão de sol, a Defesa Civil mantém o alerta para o risco de deslizamentos de encostas, já que foi grande o volume de chuva nos últimos dias. “O solo ainda está muito encharcado. Com a permanência do tempo mais seco é que vamos extinguindo este alerta. Pedimos para que a população fique atenta a qualquer situação que represente perigo, principalmente as que residem em áreas de risco e qualquer problema entrem em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199”, informou o secretário-adjunto da Defesa Civil do Estado, Fabiano de Souza.

Ocorrências

Devido às chuvas que atingiram o Estado 21 municípios registraram ocorrências, conforme o último relatório da Defesa Civil, divulgado às 7h desta sexta-feira, 12.

As ocorrências como alagamento e deslizamentos de terra foram registrados nos municípios de Lauro Muller, na região da Serra do Rio do Rastro, Imbituba, Florianópolis, Braço do Norte, São José, São João Batista, Biguaçu, São Francisco do Sul, Penha, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Bombinhas, Navegantes, Taió, Camboriú, Porto Belo, Governador Celso Ramos, Tijucas, Palhoça e Canoinhas. Os dados da Defesa Civil apontam 1.710 desalojados, 155 desabrigados, 3.751 afetados, 937 residências atingidas, dois mortos, um ferido e dois desaparecidos.

Se precisar de ajuda, acione a Defesa Civil pelo fone 199 ou o Corpo de Bombeiros Militar pelo fone 193.

Notícias Relacionadas

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Gestão de desastre em debate na Amrec nos próximos dois dias

Após vendaval, União reconhece situação de emergência decretada por Siderópolis

ALERTA: Previsão é para chuva persistente com volume elevado na próxima semana