Saúde

Sombrio quer implantar o CAPS no município

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Sombrio, através da Secretaria de Saúde está realizando uma série de atividades voltadas à prevenção. Dando início ao cronograma de ações, neste sábado, 10, acontece a campanha de saúde mental no antigo Calçadão Cultural do município.

Diversas atividades serão realizadas, como apresentações culturais e distribuição de materiais informativos. De acordo com a Secretária de Saúde Gislaine Dias da Cunha, o objetivo do evento é para orientar a população que o município possui os serviços de atendimento psicológico e psiquiátrico. “Nós temos um serviço de saúde mental com psicólogos e psiquiatras. Estamos querendo implantar o nosso CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), já temos o programa e estamos construindo a nossa rede para de fato efetivar a rede de atenção psicossocial. Será instalado um CAPS em Sombrio, Turvo e em São João do Sul para dar cobertura a toda população”, explica Gislaine.

Conforme a Enfermeira Luciane Zanelato Henrique, responsável pelos programas da saúde da mulher, junto a isso será realizada a divulgação da campanha do Outubro Rosa, que tem início no dia 13 e segue até o dia 17 deste mês.

Nesse período as mulheres serão beneficiadas com exames preventivos e mamografias gratuitas nos postos de saúde. “As mulheres estão mais conscientes com relação à prevenção do câncer de mama. A procura pelos exames é bastante e não tem o aumento do número de casos de câncer de colo de útero e de mama no município”, afirma Luciane.

Atualmente, Sombrio possui 28 mulheres com diversos tipos de câncer, 11 com câncer de mama que estão em tratamento. “O câncer de mama é o que mais tem chance de cura. Enquanto antes for detectada a doença melhor para realizar o tratamento e mais chances de acabar com o tumor”, comenta Gislaine.

Para o prefeito Zênio Cardoso (PMDB), a saúde tem sido prioridade no município. “É importante sempre lembrar a população dos cuidados necessários que se deve ter com a saúde. Para isso, essas campanhas são fundamentais, pois envolve um grande número de pessoas. E o resultado com certeza é positivo, pois é através da prevenção que teremos uma vida saudável”, diz.

No dia 17 será realizado o “Dia D” em todas as Unidades de Saúde, que estarão abertas o dia todo realizando exames e orientações.

Colaboração: Ana Acordi