Geral

SOS Animais pede apoio da prefeitura para a castração de animais de rua em Tubarão

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Uma manifestação realizada na tarde do sábado (1), mobilizou integrantes do SOS Animais de Tubarão. O grupo que cuida da proteção de cães e gatos abandonados na Cidade Azul se organiza para pedir ao executivo municipal, o apoio para a castração de animais de rua. Conforme reportagem do jornal Notisul, os manifestantes querem o espaço do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para a realização dos procedimentos. 

“O objetivo dessa manifestação foi para solicitar ao poder público as ações efetivas para conter um problema que vem crescendo em Tubarão, a superpopulação de animais de rua”, informou uma das voluntárias, Simoni Eduardo. 

Ela acrescenta que o CCZ conta com profissionais que realizam quatro castrações diárias. Cerca de 80 por mês. Número significativo, mas que é considerado pequeno diante da quantidade de cães e gatos que mora nas ruas. 

“Oferecemos a nossa contribuição para ajudar na solução do problema por meio da castração, onde as pessoas pagam um valor social de R$ 80 pelo serviço. Conseguimos castrar mais de 290 bichinhos em um só dia”, informou.

De acordo com os gestores da prefeitura, o CCZ não pode ser cedido, porque os locais  públicos, obrigatoriamente, precisam prestar o serviço gratuito.  O município informou ainda que os animais de famílias de baixa renda são castrados após a realização de um cadastro. 

Mutirão

Para realizar o mutirão de castração o grupo SOS Animais de Tubarão precisa apenas de um espaço apropriado. O ato conta com apoio de veterinárias de Florianópolis e o custo social de 80 reais por castração de animal é bancado por voluntários e simpatizantes da causa. Todos os materiais para o procedimento, equipamentos, medicamentos, limpeza é por meio do grupo. Simoni reforça que eles precisam apenas de um espaço. Os municípios de Capivari de Baixo e de Treze de Maio já abraçaram a causa.