Geral

Sustentabilidade ambiental e carvão mineral são temas do Painel Viver SC

Foto: Samira Pereira

Foto: Samira Pereira

A sustentabilidade ambiental na região Carbonífera, assim como alternativas e ações em prol do meio ambiente foram a pauta principal do Painel Viver SC, que aconteceu ontem (24), na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O evento, realizado em parceria com a Seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fecomércio, Sesc e Diário Catarinense debateu assuntos pertinentes ao Estado como um todo. Além de Criciúma, outras quatro cidades receberão o evento: Joinville, Brusque, Chapecó e Florianópolis.

Conforme o presidente da OAB Criciúma, Luiz Fernando Michalak, o ciclo de Painéis engloba uma série de debates com temáticas que têm o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do Estado. “Por isso, o primeiro assunto abordado foi a sustentabilidade ambiental. Nós precisamos de atividades como estas, até porque nossa região é carbonífera. É necessário saber lidar com tal cenário e buscar alternativas viáveis à preservação da natureza”, comenta Michalak.

O presidente da subcomissão de Meio Ambiente da Ordem, Fernando Bongiolo, afirma que o artigo 225 da Constituição Federal garante a todas as pessoas um espaço ambiental ecologicamente equilibrado, tanto para a geração presente quanto para as futuras. “E a única forma de atingir este objetivo é por meio do ideal de sustentabilidade. O tema é pauta constante de debates na Organização das Nações Unidas (ONU), e é daí que surge a importância de trazer este tipo de ação para cá, principalmente por trabalharmos diretamente com o carvão mineral”, analisa o advogado.

Na oportunidade, o presidente da Acic, Cesar Smielevski, e o presidente do Siesesc, Rui Hulse, também discorreram sobre o mote. “O meio ambiente deve ser uma preocupação constante. o tema é atual e imprescindível à população”, fala Hulse. “Sabemos da importância do evento, por isso a Acic está de portas abertas para receber-lhes sempre que necessário”, completa Smielevski.

Entre os debatedores do Painel estavam, também, a advogada especialista em Direito Ambiental, Rode Martins, o biólogo especialista em Laudos Ambientais, Emerilson Emerim, e o jornalista do Grupo RBS, Renato Igor. O ciclo de Painéis prevê mais quatro debates até o fim do ano. O próximo acontece no mês que vem, em Joinville.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação