Geral

TAM confirma parceria para operar no Aeroporto Regional de Jaguaruna

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Foto: Reprodução Jornal Notisul

A operação da TAM no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, é dada como certa pelo governador Raimundo Colombo (PSD). A confirmação foi feita em discurso no lançamento da sua campanha para reeleição, em Laguna.

Conforme reportagem do jornal Notisul, uma reunião entre membros do governo e diretores da TAM ocorreu na semana passada onde o principal assunto discutido foi a redução de ICMS para o combustível das aeronaves. “Fechamos uma parceria com a TAM, maior empresa aérea do Brasil, e nos próximos dez a 15 dias devemos receber a autorização para voos por instrumentos, o que possibilitará que aviões de 180 passageiros possam aterrissar e decolar, fazendo um voo diário entre Jaguaruna e São Paulo”, garante Colombo. 

O governador explica que a parceria foi firmada a partir de uma redução de ICMS oferecida pelo estado. O gerente da RDL, empresa responsável pela administração do empreendimento, Fernando de Castro, já afirmou em outras ocasiões ao Notisul que os aparelhos que permitirão a operação por equipamentos já estão instalados e passaram por vistoria técnica. 

O processo para a operacionalização por instrumentos depende ainda da homologação do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2) e da inspeção pelo avião laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv), mantido pela Aeronáutica. Sobre a afirmação do governador quanto aos prazos da autorização para voos por instrumentos, representantes da RDL preferiram não se manifestar.