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TAM realiza segunda visita em aeroporto regional

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

A companhia aérea TAM deu mais uma demonstração do interesse da empresa em operar voos no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. Ontem, uma equipe de diversas áreas da companhia esteve no local.

“Na última visita, recebemos uma equipe de vistoria de segurança. Dessa vez, recebemos técnicos de manutenção, infraestrutura, rampa, tecnologia da informação e outros segmentos, que verificaram e conheceram vários aspectos do aeroporto”, explica Fernando de Castro, diretor da RDL Aeroportos, que administra o local.

Segundo ele, os visitantes gostaram da estrutura oferecida. “Assim como da última vez, eles ressaltaram que não esperavam que um aeroporto de interior, como o nosso, tivesse uma estrutura tão boa”. 

Conforme o jornal Diário do Sul, o diretor ressalta que as visitas deixam claro o interesse da TAM em operar voos no local. “Já tivemos reuniões com a diretoria da companhia, nas quais o interesse foi afirmado, mas as visitas demonstram que a intenção de operar em Jaguaruna é muito clara”, acredita. 

No último dia 14, gerentes da RDL Aeroportos estiveram em São Paulo conversando com diretores da empresa. Na inspeção técnica realizada, os representantes da TAM sugeriram algumas alterações para atender melhor os passageiros. “Na área de segurança, a representante da TAM ficou bem surpresa em saber que, mesmo sem processar voos comerciais, a RDL já tem todos os documentos necessários e realiza os procedimentos adequados”, relata o gerente de segurança da RDL, Walmir dos Santos Silva Júnior.

Como a inspeção foi técnica, nenhum representante da empresa aérea falou sobre os resultados da visita e também não definiram datas de possíveis operações em Jaguaruna.

Enquanto as negociações com as companhias seguem, correm em paralelo os processos de homologação da sala de rádio e do voo por instrumentação. “Estamos em contato constante com os órgãos que fazem essa homologação para agilizar o processo, que certamente estará pronto até dezembro”, destaca Fernando.  

Homologado para operação visual em abril, o aeroporto ainda depende da homologação da sala de rádio e dos voos por instrumentação para oferecer mais alternativas para as companhias que atuam com voos comerciais. A vistoria em terra da estação de rádio e nos auxílios à navegação aérea já foi realizada por especialistas do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), com sede em Curitiba.

A partir disso, os técnicos emitiram um parecer ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que deve encaminhar uma vistoria aérea, através do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv).