Cultura

Tenda Literária vai à Praia de Itapirubá

Foto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

A Tenda Literária ancora em Itapirubá, lado Sul, neste final de semana, dias 24 e 25 de janeiro, das 9h às 19hÉ uma opção cultural, de iniciativa da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, da Secretaria de Cultura do Governo de Imbituba, em parceria com a Secretaria de Turismo. O espaço cultural terá livros à disposição e contação de histórias nos fins de tarde de sábado. A tenda apresenta um acervo selecionado para gostos diversificados, com a curadoria de Talitha Gresele Ozorio e supervisão da bibliotecária Gláucia Maindra.

Gláucia, também organizadora, conta que o lançamento do projeto e sua primeira edição na Barra de Ibiraquera superaram as expectativas. “Foi impressionante, em especial, pelo interesse dos leitores. A tenda encantou todas as idades, muitos comentaram que se surpreenderam com o que ali encontraram e parabenizaram a iniciativa. Só posso agradecer ao carinho e comprometimento de todos até aqui, em especial aos artistas e colaboradores que não mediram esforços para participar. Aproveito a oportunidade e convido a todos para visitarem a segunda edição da Tenda na Praia de Itapirubá. Reforço o convite enfatizando que cada edição da tenda trará sua singularidade cultural e informacional e vale a pena você conferir cada uma delas”, convida. 

A primeira edição da Tenda Literária começou bem, com a doação do primeiro livro "O consertador de coisas", doado e escrito por Milene Barazzetti Machado. O exemplar pode ser visto na próxima edição da Tenda Literária na Praia de Itapirubá. Isabella Torquato do souIM assina a cenografia do espaço com o uso de materiais inusitados, utilizados de forma criativa, tornando o espaço convidativo e acolhedor. A revista Foco Livre vai encaminhar alguns exemplares para a Tenda Literária, em parceria, e também o Jornal Bem Estar – Litoral Sul, com distribuição gratuita.

Como funciona?

Tanto os turistas quanto a comunidade residente em Imbituba poderão realizar o empréstimo de livros. Para efetuar empréstimo de livros o turista precisa apresentar e deixar na Tenda o seu documento de RG ou CPF. Ao final do dia o turista devolve o livro e recebe seu documento.

Para efetuar o cadastro de leitor, para quem reside em Imbituba, basta apresentar comprovante de residência atual na cidade de Imbituba em nome próprio, ou nome dos responsáveis; RG; CPF e duas fotos 3×4. É possível emprestar até três livros por 15 dias, que podem ser renovados via telefone, internet e presencialmente na Biblioteca. A Bibliotecária, Gláucia Maindra esclarece que esse é um dos objetivos da Tenda, aproximar e facilitar o acesso aos recursos que a biblioteca oferece.

A ONG Entrelinhas propõe que a pessoa que achar um Livro Nômade pode pegá-lo, levá-lo para onde quiser e fazer uma boa leitura. O único compromisso é de deixar o livro em algum lugar movimentado. A ideia do projeto é que os livros não fiquem parados na estante. Se você quer que seus livros sejam nômades também, entre em contato com a Entrelinhas na Tenda Literária, com Fernanda Ramos.

Programação Tenda Literária

Livros, leitura, literatura, informação e contação de histórias

Data: 24 e 25 de janeiro – Praia de Itapirubá – Praia Sul, ponto de referência: dentre o Restaurante Caputera ao Costão.

Horário: das 9h às 19h

Participação livre e gratuita

Informações: https://www.facebook.com/tendaliteraria

Próximas edições

– 31 de janeiro e 1 de fevereiro – Praia do Rosa

– 7 e 8 de fevereiro – Praia da Vila

24/01 – Sábado

9h às 9h40 – Prática de Yoga, com o Instrutor Fernando do Espaço Prashanti – um espaço destinado ao autoconhecimento onde, através de práticas como yoga massagem e outras terapias, busca fazer com que cada indivíduo reconheça sua verdadeira essência e se estabeleça no Ser. Fernando mora em Imbituba onde dá aulas, estuda e pratica Yoga.

10h30 às 11h30 – Cutelinho e Dona coisa vão à Praia

Com os atores Alessandra Santos e Christian Ribeiro. É uma intervenção teatral produzida e executada pela Cia. Desmontagem Cênica, que completa 10 anos em 2015, a qual conta de forma lúdica e divertida sobre prevenções que os banhistas devem tomar na praia, tais como o uso do protetor solar, melhor horário do sol e dicas de alimentação. “Este foi um texto criado exclusivo para a Tenda Literária como forma de consolidar a parceria entre a Cia. e esse projeto inovador que vem com tudo para movimentar as areias das praias de Imbituba” esclarece Alessandra Santos.

14h às 19h – Conheça Entrelinhas, com Fernanda Ramos, integrante da organização em processo de formação. “A ONG Entrelinhas surge com o intuito de semear o interesse pela leitura e escrita literária em Imbituba, para isso buscará auxiliar e promover iniciativas voltadas ao livro, leitura, literatura, bibliotecas, demais espaços de leitura e unidades de informação” esclarece Daniele Freitas, integrante da Entrelinhas. 

16h às 19h – Coletivo Intervenção Cultural – Produtora e incubadora de projetos que investiga novas formas de envolver os diferentes públicos na esfera da arte, cultura e meio ambiente a fim de fortalecer, difundir e fomentar a produção artística cultural e a conscientização ambiental, promovendo projetos de inovação social que produzam inovação e transformação. Nesta edição com Juliana Resende Dutra, integrante do Coletivo.

16h30 – Recital, com Isadora Calônico. Aberto a todos os presentes para participarem também.

“A literatura sempre foi minha maior paixão. A arte da palavra exemplificada mas não explicada em seu sentido conotativo me fascina em prosa e verso. Explorando todas as potencialidades de comunicação, é aquilo que permanece com ênfase na expressão transpondo limites de tempo e espaço. E é o que escolhi para me aperfeiçoar até que findem os meus dias.”

17h às 19h – Trilha conduzida pelo Coletivo TaiáTerra – Saindo do local da Tenda Literária em Itapirubá. Os condutores são formados pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – IFSC Campus Garopaba; e credenciados pelas prefeituras. Os condutores recomendam levar na trilha: roupas leves, calça e camisas longas protegem de aranhões; sapatos adequados, fechados e com sola não escorregadia; chapéu ou boné, protetor solar e óculos escuros; garrafas com água conforme a necessidade de cada um e lanche.

17h30 às 18h – Contação de Histórias "enCONTOS da Natureza”, com Fillipi Anselmo. – Através de lendas o espetáculo “enCONTOS da Natureza” expressa acontecimentos misteriosos que retratam a tradição de um povo e que fazem parte de sua cultura. Fillipi Anselmo contador de história para crianças de 2 a 182 anos. Atuando no teatro, aproveitou sua experiência como ator para despertar o interesse da criança e do adulto em ouvir histórias. O espetáculo é produzido pelo Coletivo Intervenção Cultural.

18h às 19h – Southern Rock, com Lú Guassu e Peter Redneck – Violão e voz cantando clássicos do rock com algumas influências do estilo “Southern Rock”, uma espécie de mistura de rock com música country americana.

25/01 – Domingo

9h às 9h40 – Prática de Yoga, com o Instrutor Fernando do Espaço Prashanti

9h às 12h – Conheça Entrelinhas, que promove iniciativas voltadas ao livro, leitura, literatura, bibliotecas, demais espaços de leitura e unidades de informação.

10h30 às 11h – Cutelinho e Dona coisa vão a Praia, com Cia. Desmontagem Cênica

11h às 12h – Aprendendo com as Baleias, com Karina Groch – Projeto Baleia Franca (PBF)

A oficina tem por objetivo abordar questões sobre as baleias, educar e conscientizar de forma divertida e interativa, com experiencias praticas!

18h – Prática de Yoga, com os Instrutores Renato e Kim e após uma conversa sobre o trabalho da AMAR. O Espaço AMAR está há 8 anos em Imbituba. É um local voltado para a produção da Paz interior através da prática da filosofia do Yoga, além de outras técnicas voltadas ao autoconhecimento e cura. Hoje o Espaço AMAR oferece Yoga para todas as idades, e psicoterapia transpessoal.

18h30 – Projecto OM – uma iniciativa de Renato BoS, Kim e Artur Neu, que hoje conta também com a participação de Greta Sisson. A proposta é produzir um estado de Paz (Shanti) e Contentamento (Santosha), através do canto dos mantras sagrados da Índia. Mantras são palavras que resumem, em poucas letras, o poder da energia vital. Esta vibração remove todo o lixo mental que nos impede de ser feliz agora. O Projecto OM mistura ritmos ocidentais com mantras Indianos.

Colaboração: Emanuelle Querino Alves de Aviz