Segurança

Tentativa de fuga gera tumulto no Presídio de Araranguá

Fotos:Lucas Mendes/Clicatribuna

Fotos:Lucas Mendes/Clicatribuna

Uma tentativa de fuga de dois detentos provocou tumulto no Presídio Regional de Araranguá na tarde deste domingo. 

Por volta das 13h30min, C.I.S., e C.S.M., presos, respectivamente, por tráfico de drogas e assalto, tentaram fugir pelo pátio da unidade prisional através das grades.

A ação dos presidiários aconteceu durante o horário de visitas e foi contida pelos vigilantes do presídio. Policiais e agente penitenciários agiram durante o princípio de motim. Dois tiros de advertência foram disparados durante a ação dos detentos. Familiares dos presidiários tiveram que deixar a unidade para controlar o tumulto e uma conferência dos nomes foi feita em cada cela. Segundo os familiares, que permaneceram em frente ao presídio, durante o tumulto muitas crianças circularam na unidade. Ainda conforme o relato dos familiares, foi após o disparos que os presos se rebelaram. Ninguém ficou ferido. 

A gerente do Presídio Regional de Araranguá, Bárbara Santos de Souza, disse que os presos aproveitaram o momento de visitas para tentarem fugir. “Os presos podem usar este momento de visita para realizar a fuga. Percebemos que, anteriormente, a preocupação com os familiares na unidade coibia, mas agora não”, relata. Os presos foram transferidos para a Penitenciária Sul onde devem permanecer por 30 dias. 

De acordo com o site Clicatribuna, aproximadamente 100 pessoas visitavam os presos. Bárbara conta que no sábado outra tentativa de fuga foi registrada. A gerente da unidade acredita que, a princípio, as fugas não têm relação com a greve dos agentes penitenciários, e nem com os atentados a ônibus coletivos que ocorreram entre sexta-feira e sábado. A greve dos agentes no Presídio de Araranguá encerrou há 15 dias.

Ela também informou que, inicialmente, a agenda de visitas continuará normal. O presídio abriga 484 presos, mas a capacidade é para 128 reclusos.