Saúde

Terceiro foco do mosquito da Dengue é detectado em Içara

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi detectado nesta semana mais um foco do mosquito Aedes Aegypti no município de Içara. As larvas do mosquito foram encontradas em uma das armadilhas do Programa da Dengue, localizada em uma empresa na SC-445, no bairro Liri. Com os trabalhos de prevenção já iniciados todo o perímetro da empresa foi vistoriado, assim como os imóveis mais próximos.

Como ocorreu com os focos detectados anteriormente, os agentes estão percorrendo um raio de 300 metros ao redor da armadilha, visitando os imóveis, coletando larvas que forem encontradas e orientando os residentes e comerciantes. Ainda não foi calculado o número de imóveis que estão sendo trabalhados no bairro Liri.

Laura Maté, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, informou que as orientações estão sendo intensificadas pelas equipes das Estratégias Saúde da Família (ESFs) de todos os bairros da cidade. “Enviamos um comunicado às unidades de saúde, que junto dos Agentes da Dengue, intensificarão os trabalhos de orientação à comunidade”, explicou acrescentando que em 2011 foi encontrado um foco na mesma armadilha. “Como tem um fluxo muito grande de caminhões tanto na rodovia quanto nas empresas, provavelmente o mosquito ou ovos foram trazidos pelos caminhões”.

Já o secretário de Saúde, Lauro Nogueira, ratifica o pedido para que os moradores recebam os agentes em suas casas, principalmente após o registro de novos focos, “pois o trabalho dos agentes é muito importante para evitar que o mosquito se prolifere. E para que a ação seja efetivada a população precisa colaborar”, assinalou.

Locais que estão sendo trabalhados:

– Centro: um foco encontrado em uma armadilha instalada em uma residência (21/01)

– BR 101, bairro Jussara: foco encontrado em uma borracharia (três depósitos com larva do mosquito na própria borracharia e um em imóvel vizinho) (22 e 23/01)

– SC-445, bairro Liri: um foco encontrado em armadilha instalada em uma empresa (29/01)

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI