Saúde

Termina a greve no Hospital Dom Joaquim

Foto: Reginaldo Coelho

Foto: Reginaldo Coelho

Os trabalhadores ainda em greve no Hospital Dom Joaquim, de Sombrio, aprovaram a proposta patronal apresentada hoje (12) a tarde pela direção do hospital e decidiram voltar as atividades.

A segunda parcela do pagamento dos técnicos de enfermagem de 50% dos salários foi depositada e os salários do administrativo e enfermeiros serão depositados 70% até sexta-feira e o restante quando for repassada a entidade o percentual do mutirão das cirurgias. Ontem  os técnicos já haviam recebido 50% dos atrasados e os setores de apoio o salário integral retornando ao trabalho. 

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos da Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde), Cléber Ricardo Cândido, o acordo foi positivo. "Apesar da intransigência para negociar conseguimos a garantia do pagamento dos vencimentos", comenta. 

A greve começou nessa terça-feira (11) com adesão de 70% dos trabalhadores. O atendimento de emergência e assistência aos pacientes internados foram mantidos.

O hospital atende toda a região cerca de 60 mil habitantes desde Passo de Torres a Araranguá. Os pacientes exclusivos são de Sombrio, Gaivota, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Ermo entre outros.

Colaboração: Maristela Benedet