Geral

TJ discute construção do novo Fórum de Urussanga

Reunião entre OAB e representantes do Executivo e Legislativo define pela locação de outro imóvel e inclusão da construção do novo Fórum no próximo Plano Plurianual do Tribunal

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Criciúma, o vice-prefeito de Urussanga, Luiz Henrique Martins, os vereadores Tita e Odivaldo Bonetti, o presidente da Assembléia Legislativa, Joares Ponticelli, os deputados Valmir Comin e Ada de Luca e o presidente da Comissão de Assuntos Judiciários da OAB Estadual, César Winckler, estiveram reunidos, na tarde de ontem (13), com o Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Nelson Schaefer Martins, em Florianópolis. O objetivo do encontro era verificar, junto ao Tribunal, a possibilidade do início imediato da construção do novo Fórum urussanguense. A reivindicação, que é bastante antiga na comunidade, é responsável por uma série de transtornos por conta do elevado número de processos e pouco espaço físico.

A solução encontrada pelos participantes e idealizada pelo vice-presidente do TJ, desembargador Marques Torres, é a locação de um prédio nas proximidades do Fórum, para distribuir as atividades enquanto o novo não fica pronto. A ideia foi acatada de imediato. Conforme o presidente da OAB de Criciúma, Luiz Fernando Michalak, esta é a melhor forma de resolver o problema paliativamente. “O atual Fórum não comporta mais tamanha demanda. Não há espaço para colocar os processos, equipamentos e computadores estão guardados nos banheiros, não existe acessibilidade. Alugar outro espaço melhoraria muito a qualidade no trabalho”, pontua Michalak.

Na oportunidade, Martins ressaltou que o TJ quer atribuir melhores condições de imediato. “Assim que tivermos a lista de opções de imóveis para locação faremos uma visita para estudar as reais possibilidades”, fala, ao lembrar que a construção não havia sido incluída no último Plano Plurianual pela falta de um terreno apropriado. Agora, como ele já foi escolhido, a edificação deve constar no próximo PPA, cujos estudos se iniciam a partir do segundo semestre deste ano.

Além disso, o TJ enviará para Urussanga, nos próximos dias, uma equipe para dar apoio aos servidores e oferecer um treinamento a eles, visando a melhoria dos serviços do cartório. Esta força-tarefa ficará no município por um mês, podendo o prazo ser prorrogado conforme haja necessidade.

O assessor jurídico da Prefeitura de Urussanga, Pierre Vanderlinde, lembra que quando o novo Fórum for construído, o atual será entregue à Prefeitura. “Isso será bastante relevante, já que refletirá em mais espaço físico, melhorias no atendimento e conforto aos munícipes”, aponta ele. 

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação

[soliloquy id=”66604″]